Anúncio

4º Campo de Astronomia ESO para alunos do secundário

Ganha uma viagem astronómica aos Alpes

31 de Maio de 2016

O ESO e a sua rede de divulgação científica — Science Outreach Network — estão a colaborar com o Sterrenlab, organizador de eventos de comunicação científica, e o Observatório Astronómico da Região Autónoma do Vale Aosta (OAVdA) na organização do 4º Campo de Astronomia ESO subordinado ao tema O Universo em multi-comprimentos de onda. O campo terá lugar de 26 de dezembro de 2016 a 1 de janeiro de 2017 no Vale Aosta, Itália.

O campo explorará o tema do “Universo Visível e Escondido” através de várias sessões astronómicas, incluindo palestras, actividades práticas e observações nocturnas com telescópios e instrumentos do observatório. Actividades sociais, desportos de inverno e excursões contribuirão para tornar o campo uma experiência memorável para os participantes. O ESO e o OAVdA serão responsáveis pelo programa científico do Campo de Astronomia ESO, encarregando-se de arranjar palestrantes e fornecer material didáctico, em conjunto com diversos outros parceiros.

Alguns destaques do programa deste ano incluem: uso de um espectrógrafo, palestras proferidas por astrónomos do ESO e uma viagem a Matterhorn.

A inscrição é de 500 euros e inclui alojamento em pensão completa no hostal de Saint Barthélemy, supervisão por profissionais, todas as actividades astronómicas e de lazer, materiais, excursões, transportes no local e seguro. Será também facultado o transporte de autocarro entre o observatório e o aeroporto de Milan Malpensa. A inscrição não inclui as despesas de viagem entre o local de partida do estudante e Milan Malpensa.

O campo receberá um máximo de 56 estudantes de escolas secundárias, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos (nascidos entre os anos 1998 e 2000), originários dos Países Membros do ESO e também dos países com representação no ESO Science Outreach Network. Será reservado um número limitado de lugares para estudantes de outros países.

Os estudantes que pretendam candidatar-se devem preencher o formulário disponível na página web do Campo e submeter um vídeo, em inglês e com uma duração máxima de três minutos, sobre o tema “O que eu gostaria mais de descobrir/inventar era...... porque......”, até ao dia 4 de outubro de 2016.

A melhor candidatura apresentada por um estudante residente num dos Países Membros do ESO terá direito a uma bolsa oferecida pelo ESO, a qual cobrirá o custo total do campo incluindo transporte. Vários parceiros nacionais atribuirão igualmente bolsas de participação às melhores candidaturas de estudantes residentes no respectivo país. Oportunidades adicionais de financiamento poderão igualmente surgir nos próximos meses.

A seleção dos vencedores das bolsas e dos outros participantes far-se-á a 16 de outubro de 2016 e a confirmação final dos participantes deverá realizar-se até 30 de outubro. Os critérios de selecção e outras instruções de participação encontram-se disponíveis para consulta na página web do Campo.

Os atuais parceiros nacionais deste evento são:

  • Instituto de Astronomia de Leuven: Bélgica
  • Centro de Astrofísica Estelar na Universidade de Aarhus: Dinamarca
  • Sociedade Astronómica Alemã: Alemanha
  • Istituto Nazionale di Astrofisica: Itália
  • NOVA, the Netherlands Research School for Astronomy: Holanda
  • Sociedade Astronómica Polaca: Polónia
  • Ciência Viva: Portugal
  • Centro de Ciência Petnica: Sérvia
  • Sociedade Astronómica Espanhola: Espanha
  • Sociedade Astronómica Sueca: Suécia
  • Universidade de Genebra: Suíça
  • Escola Secundária Eyuboglu: Turquia
  • Royal Astronomical Society: Reino Unido

Por favor consulte a página web do Campo, uma vez que esta lista de parceiros é regularmente atualizada.

Links

Contactos

Cristina Olivotto
Sterrenlab
Tel: +41 76 4001378
Email: cristina@sterrenlab.com

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Tel: +49 89 320 061 30
Email: tjohnsto@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann16031

Imagens

Campo de Astronomia ESO 2016
Campo de Astronomia ESO 2016