Anúncio

Mais de 1000 estudos com dados do ESO: um olhar aos resultados científicos do ESO de 2020

20 de Maio de 2021

Os observatórios do ESO operaram sobre condições complicadas durante o ano de 2020 devido à pandemia sem precedentes de COVID-19, tendo vistas reduzidas e até paradas as observações científicas durante alguns meses. Ainda assim, 2020 foi um ano muito produtivo para os observatórios do ESO no Chile, no que diz respeito ao número de artigos publicados usando dados dos telescópios do ESO, a maioria dos quais obtidos em anos anteriores. Um relatório da biblioteca do ESO recentemente publicado mostra que 2020 é o quarto ano consecutivo em que mais de 1000 artigos científicos com dados do ESO foram publicados.

A maior parte destas publicações, mais de 600, usaram dados da infraestrutura emblemática do ESO, o Very Large Telescope (VLT), e o Interferómetro do VLT (VLTI). Os destaques incluem a primeira imagem de sempre de um sistema com vários planetas em torno de uma estrela do tipo do Sol e uma observação da “dança” de uma estrela em torno de um buraco negro supermassivo.

Dos 608 estudos levados a cabo com o auxílio de observações do VLT e do VLTI, 336 (55%) usaram dados obtidos pelos instrumentos MUSE (Multi Unit Spectroscopic Explorer) e UVES (Ultraviolet-Visual Echelle Spectrograph) ou pelo espectrógrafo X-shooter. Estes foram os três instrumentos do VLT mais produtivos do ano de 2020, tal como foi o caso de 2019.

Dados obtidos pelos telescópios de rastreio instalados no Observatório do Paranal do ESO no norte do Chile, o VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) e o VST (VLT Survey Telescope), levaram à publicação de mais de 150 artigos publicados em 2020, em consonância com os anos anteriores. Um resultado, que usou dados do VST combinados com dados do VLT e do New Technology Telescope, mostrou como é que estrelas quentes "sofrem" de manchas magnéticas gigantes.

Aproximadamente 200 artigos foram publicados com dados obtidos no observatório mais antigo do ESO, La Silla. Destes, uma quantidade significativa (122) veio do HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), um instrumento montado no telescópio de 3,6 metros do ESO, que se dedica à procura e estudo de exoplanetas.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é um parceiro, forneceu dados para mais de 440 artigos. Quase metade deste número (48%), usou dados obtidos durante o tempo de observação europeu no ALMA. Um exemplo inclui um estudo, publicado em Janeiro de 2020, sobre a linha interestelar de um dos blocos constituintes da vida.

O ESO é também parceiro do Atacama Pathfinder EXperiment (APEX), que está localizado perto do ALMA no planalto do Chajnantor, na região chilena do Atacama. Em 2020, observações obtidas durante o tempo de observação do ESO no APEX contribuiram para mais de metade (56%) dos artigos publicados com todo o tempo de observação do APEX.

Em 2020, e pelo segundo ano consecutivo, mais de um terço (36%) de todos os artigos publicados com dados do ESO usaram observações retiradas parcialmente ou exclusivamente do Arquivo Científico do ESO. Este facto destaca a importância que observações anteriores continuam a ter para os astrónomos, levando a novas descobertas científicas — por vezes anos após terem sido inicialmente obtidas e utilizadas. Apesar dos dados obtidos em 2020 terem sido menos devido ao encerramento temporário dos observatórios no Chile, dados mais antigos do ESO continuam a ser utilizados e a contribuir para o avanço da astronomia.

Estes resultados destacam a enorme contribuição do ESO para a investigação astronómica e conhecimento o Universo. Apesar das comparações de estatísticas de publicação entre o ESO e outros observatórios serem difíceis de efectuar devido aos diferentes métodos utilizados para contabilizar os estudos científicos, o ESO permanece o observatório astronómico terrestre mais produtivo do mundo em 2020, com mais de 1000 artigos publicados com dados do ESO.

Mais Informações

Estes números são publicados anualmente nas Estatísticas de Publicação Básicas do ESO publicadas pela Biblioteca do ESO e pelo Centro de  Informação e são calculadas com o auxílio da Bibliografia de Telescópios do ESO (telbib), uma base de dados que contém os artigos científicos com dados do ESO que são publicados com júri de leitura. O ESO despende esforços consideráveis para identificar todos estes artigos e considera que a telbib é uma base essencialmente completa.

Encontram-se disponíveis online gráficos interactivos de estatísticas selecionadas. Estes gráficos mostram o conteúdo completo da base de dados telbib, que contém entradas dos artigos publicados desde o ano de 1996 até ao presente. Estes dados podem ser usados para explorar muitos aspectos da história das publicações, incluindo o desenvolvimento dos artigos científicos usando dados dos instrumentos do ESO e usando dados de arquivo.

O ALMA, uma infraestrutura internacional de astronomia, surge no âmbito de uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile.

Links

Contactos

Uta Grothkopf
ESO Librarian
Garching bei München, Alemanha
Email: uta.grothkopf@eso.org

Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann21006

Imagens

Número de artigos publicados com dados observacionais de diferentes observatórios (1996-2020)
Número de artigos publicados com dados observacionais de diferentes observatórios (1996-2020)
Número de artigos publicados com dados de diferentes telescópios do ESO (1996-2020)
Número de artigos publicados com dados de diferentes telescópios do ESO (1996-2020)