Anúncio

Aberto Concurso AstroCamera 2015

11 de Março de 2015

O ESO convida-o a participar no AstroCamera 2015, um concurso internacional que apoia a divulgação da astronomia e astrofotografia. O concurso é organizado pelo Centro Hewelianum situado em Gdańsk, na Polónia. Os vencedores receberão bolsas entregues pelos organizadores. O ESO, como um dos patrocinadores do evento, atribuirá livros e DVDs aos participantes que receberem menções honrosas por parte do júri.

Lançado inicialmente a 28 de janeiro de 2011, no âmbito das comemorações do 400º aniversário do nascimento do astrónomo do século XVII, Johannes Hevelius, o concurso encontra-se aberto a todos os entusiastas de astronomia e astrofotografia. A vida e conquistas de Hevelius, um famoso observador do céu nocturno, inspirou o Centro Hewelianum a fazer do concurso AstroCamera um evento regular, sendo esta a quinta edição do mesmo.

O concurso encontra-se organizado nas seguintes categorias:

  • Categoria I: objetos do céu profundo (fotografias de enxames estelares, galáxias, nebulosas, etc.);
  • Categoria II: objetos do Sistema Solar (fotografias dos planetas, da Lua, cometas, meteoros, eclipses, trânsito de objetos, etc.);
  • Categoria III: paisagens astronómicas (fotografias de paisagens com objetos astronómicos, por exemplo, objetos astronómicos a nascer ou a pôr-se, movimentos da esfera celeste, etc.).


Todos os participantes podem concorrer com um máximo de cinco fotografias em todas as categorias; no entanto, apenas uma fotografia de um participante poderá ganhar um prémio de uma categoria individual.

As fotografias serão classificadas segundo os seguintes critérios: conteúdo, tipo de objeto, brilho do objeto, nível de dificuldade em fotografar o objeto, raridade, etc., e estética - i.e. atração visual do objeto, nitidez da imagem, redução de ruído, etc.

As fotografias devem ser submetidas a concurso através do email astrocamera2015@hewelianum.pl até ao dia 17 de abril de 2015. Os vencedores serão anunciados a 15 de maio de 2015.

Para mais informações relativas ao concurso e instruções de como participar, queira por favor consultar a página dedicada.

Links

Contactos

Magdalena Więcek
Centrum Hewelianum
Gdańsk, Polónia
Tel: +48 58 300-08-42
Email: magdalena.wiecek@hewelianum.pl

Oana Sandu
Community Coordinator
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15018

Imagens

A constelação de Cassiopeia por cima de uma tempestade
A constelação de Cassiopeia por cima de uma tempestade