Imagem do jato da M87 no visível e imagens em luz polarizada do jato e do buraco negro supermassivo da mesma galáxia

Esta imagem composta mostra três vistas da região central da galáxia Messier 87 (M87) em luz polarizada e uma vista no visível, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. Esta galáxia tem um buraco negro supermassivo no seu centro e é famosa pelos seus jatos, que se estendem muito para além da galáxia. A imagem Hubble (no cimo) captura parte do jato.

Uma das imagens em luz polarizada, obtida com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no Chile, do qual o ESO é um parceiro, mostra a parte do jato (que tem um tamanho de 6000 anos-luz) mais perto do centro da galáxia.

As outras imagens em luz polarizada mostram uma aproximação ao buraco negro supermassivo: a imagem do meio cobre uma região com uma dimensão de cerca de um ano-luz e foi obtida com o VLBA (Very Long Baseline Array) do National Radio Astronomy Observatory dos EUA.

A imagem mais próxima do buraco negro (a de baixo) foi obtida ao ligar oito telescópios em todo o mundo para criar um telescópio virtual do tamanho da Terra, o Event Horizon Telescope (EHT), o qual permitiu aos astrónomos observar a região muito perto do buraco negro supermasssivo, local donde são lançados os jatos. 

As linhas indicam a orientação da polarização, a qual está relacionada com o campo magnético nas regiões mostradas. Os dados ALMA fornecem-nos uma descrição da estrutura do campo magnético ao longo dos jatos. Assim, a informação combinada do EHT e do ALMA permite aos astrónomos investigar o papel dos campos magnéticos desde a vizinhança do horizonte de eventos (tal como observado pelo EHT em escalas do dia-luz) até muito para além da galáxia M87 ao longo dos seus poderosos jatos (tal como observado pelo ALMA em escalas dos milhares de anos-luz).

Os valores em GHz referem-se às frequências da luz às quais foram executadas as diferentes observações. As linhas horizontais mostram a escala (em anos-luz) de cada imagem individual.

Créditos:

EHT Collaboration; ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), Goddi et al.; NASA, ESA and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA); VLBA (NRAO), Kravchenko et al.; J. C. Algaba, I. Martí-Vidal

Sobre a imagem

Id:eso2105c
Língua:pt
Tipo:Montagem
Data de divulgação:24 de Março de 2021 às 15:00
Notícias relacionadas:eso2105
Tamanho:5192 x 7087 px

Sobre o objeto

Nome:Messier 87
Tipo:Local Universe : Galaxy : Component : Central Black Hole

Formatos de imagens

JPEG grande
2,4 MB