Anúncio

Estreia do espetáculo "Perseguindo a Luz das Estrelas" no canal renovado do ESO no Youtube

25 de Maio de 2023

O primeiro episódio de um novo programa mensal, apresentado pela astrónoma do ESO Suzanna Randall, está a ser lançado hoje no canal do ESO no YouTube. Perseguindo a Luz das Estrelas (Chasing Starlight) apresentará histórias emocionantes de astronomia numa linguagem acessível a audiências interessadas em ciência e engenharia.

O episódio de abertura é dedicado a um dos telescópios mais avançados do mundo, o Very Large Telescope (VLT) do ESO, que faz 25 anos esta semana. Para celebrar o aniversário, Randall apresenta cinco principais descobertas científicas levadas a cabo com o auxílio do VLT, as quais incluem a observação da primeira luz de uma fonte de ondas gravitacionais e a obtenção da primeira imagem de um exoplaneta.

O programa está disponível no canal renovado do ESO no YouTube, que apresenta agora playlists dedicadas a diferentes tópicos do ESO, astronomia e engenharia. Uma das playlists é dedicada ao Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, uma infraestrutura atualmente em construção no deserto chileno do Atacama, a poucos quilómetros de distância do VLT. Outra playlist, Wonders of the Universe (Maravilhas do Universo), apresenta vistas deslumbrantes de objetos astronómicos. As mais recentes descobertas e atualizações do ESO, anteriormente na playlist ESOcast, podem agora ser encontradas em Bite-Sized Astronomy News. Finalmente, a playlist Broadcaster inclui material que os produtores de media e de conteúdos podem reutilizar.

Não quer perder nenhum vídeo do ESO? Clique nos botões Subscrever e Notificar na nossa página do YouTube.