Anúncio

Experiências durante o eclipse total do Sol em La Silla

10 de Junho de 2019

No dia 2 de Julho de 2019, será visível um eclipse total do Sol no Observatório de La Silla do ESO, no Chile. Para celebrar este evento astronómico raro, La Silla abrirá as suas portas a 1000 visitantes. O pessoal que trabalha regularmente no observatório estará também no local para fazer observações astronómicas e grupos de astrónomos tirarão partido da excelente localização de La Silla e do seu equipamento de maneiras inovadoras, aproveitando a oportunidade rara apresentada pelo eclipse.

O ESO aceitou sete propostas de observações astronómicas a serem executadas durante o eclipse, com objetivos tanto científicos como de divulgação científica. Alguns dos grupos usarão os telescópios que se encontram já em La Silla, incluindo o NTT, ExTrA, TAROT e REM, enquanto outros construirão instalações temporárias, tirando partido das infraestruturas e recursos de La Silla.

Há uma longa história de usar eclipses para observações científicas, incluindo os primeiros trabalhos de investigação sobre a atmosfera do Sol e a famosa confirmação da Relatividade Geral em 1919 feita por Eddington. No entanto, é muito raro ter um eclipse total a ocorrer por cima de um observatório já existente e possuidor de grandes telescópios — de facto, nos últimos 50 anos houve apenas duas destas oportunidades: em 1961 no Observatoire de Haute-Provence em França e em 1991 no Mauna Kea, Hawaii.

Durante este eclipse os cientistas observarão uma variedade de fenómenos, desde ciência clássica de eclipses, como observar a atmosfera solar e testar a Relatividade Geral, a propostas mais invulgares, como uma colaboração com a ESA para observar a exosfera de Mercúrio em preparação para a missão BepiColombo.

Nome do Grupo
Instituções Parceiras
Objetivo Principal
CesaR ESA/ESAC Observações científicas da atmosfera solar e da ionosfera terrestre, para além de observações gerais para divulgação e educação.
ExTrA IPAG Testar o telescópio ExTrA num tipo muito invulgar de trânsito.
OPC NTT Institut d'Astrophysique de Paris–CNRS and Sorbonne Universities Medições espectrográficas da coroa solar com o NTT, assim como obtenção de imagens rápidas da coroa com um telescópio pequeno. As observações NTT irão melhorar as obtidas em 1991 no Mauna Kea, Hawaii.
PACA_SolPol19 Space Science Institute Medições da polarização da coroa solar.
REM INAF Imagens do eclipse com o REM em vários comprimentos de onda e diversas situações, que serão usadas para dar a conhecer os telescópios italianos.
TAROT IRAP O TAROT tentará repetir a Experiência de Eddington, a qual testou previsões da Relatividade Geral em 1919.