Anúncio

Aberto Concurso Insight Astronomy Photographer of the Year 2018

ESO em parceria com o Observatório Real de Greenwich

15 de Janeiro de 2018

O Observatório Real de Greenwich, em associação com a empresa Insight Investment e a BBC Sky at Night Magazine, anunciou as datas para o concurso Insight Astronomy Photographer of the Year 2018 — a sua procura global anual das mais bonitas e espectaculares visões do cosmos, sejam elas fotografias notáveis de enormes galáxias a milhões de anos-luz de distância ou imagens surpreendentes do céu noturno, muito mais perto de nós.

O ESO apoia a edição de 2018 contribuindo com um membro do júri do seu Departamento de Educação e Divulgação Científica (ePOD).

Já na sua décima edição, este concurso altamente popular começará a receber candidaturas a partir de segunda-feira, dia 15 de janeiro, dando aos participantes a oportunidade de receberem um prémio de 10 000 libras. Os participantes terão que concorrer até sexta-feira dia 7 de março com até 10 imagens das várias categorias do concurso através do seguinte link: www.rmg.co.uk/astrophoto.

O Concurso Insight Astronomy Photographer of the Year 2018 tem nove categorias principais:

  • Paisagens do céu: imagens de paisagens urbanas ou campestres do crepúsculo e do céu nocturno, onde apareçam a Via Láctea, rastros de estrelas, chuvas de meteoritos, cometas, conjunções, nascer de constelações, halos e nuvens mesosféricas polares (noctilucentes), juntamente com elementos terrestres.
  • Auroras: fotografias que mostrem atividade auroral
  • Pessoas e Espaço: fotografias do céu nocturno que incluam pessoas ou um elemento humano interessante.
  • O Sol: imagens do Sol, incluindo eclipses solares e trânsitos.
  • A Lua: imagens da Lua, incluindo eclipses lunares e ocultações de planetas.
  • Planetas, Cometas e Asteróides: todo o restante Sistema Solar, incluindo planetas e seus satélites, cometas, asteróides e outras formas de restos zodiacais.
  • Estrelas e Nebulosas: objetos do espaço profundo que se encontrem na Via Láctea, incluindo estrelas, enxames estelares, restos de supernovas, nebulosas e outros fenómenos intergalácticos.
  • Galáxias: objetos do espaço profundo que se encontrem para além da Via Láctea, incluindo galáxias, enxames de galáxias e associações estelares.
  • Jovem Astrofotógrafo do Ano: fotografias tiradas por aspirantes a astrónomos com idade inferior a 16 anos.

Há também dois prémios especiais: o Prémio Sir Patrick Moore, para a melhor fotografia tirada por um astrofotógrafo amador que tenha começado este hobby no último ano e que não tenha participado ainda neste concurso; e o Robotic Scope, que premeia a melhor fotografia obtida com o auxílio de um de entre um número cada vez maior de telescópios controlados por computador, situados em locais especiais em todo o mundo, aos quais qualquer pessoa pode ter acesso através da internet.

As fotografias têm que ser submetidas até 9 de março de 2018 e as imagens vencedoras estarão em exibição na exposição anual no Museu Marítimo Nacional a partir de 24 de outubro de 2018. No âmbito da celebração dos 10 anos de astrofotografia, a exposição de 2018 terá também patente ao público 100 imagens de excelência retiradas da história desta competição.

Os fotógrafos podem concorrer online através do link www.rmg.co.uk/astrophoto. Cada participante pode submeter ao concurso um máximo de dez imagens.

Mais informação

O regulamento completo do concurso pode ser consultado em http://www.rmg.co.uk/discover/astronomy-photographer-competition/adult-rules e http://www.rmg.co.uk/discover/astronomy-photographer-competition/young-rules.

Links

Contactos

Royal Observatory Greenwich Press Office
Tel: 020 8312 6790
Email: press@rmg.co.uk

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18001

Imagens

Logotipo do Insight Astronomy Photographer of the Year
Logotipo do Insight Astronomy Photographer of the Year