Anúncio

Programa do Dia Aberto do ESO 2017

16 de Outubro de 2017

O ESO, o observatório terrestre mais produtivo do mundo, abrirá a suas portas ao público no sábado dia 21 de outubro de 2017 entre as 11:00 e as 18:00, hora local. O evento decorrerá na Sede do ESO em Garching, perto de Munique, na Alemanha. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o mundo do ESO, participando em muitas atividades diferentes. O programa de atividades para este dia já está disponível.

O Dia Aberto do ESO insere-se no Tag der offenen Tür que ocorre em todo o campus de Garching e também noutras instituições locais.

Se necessitar de ajuda durante o Dia Aberto, encontra os membros do nosso pessoal disponíveis, com crachás identificadores e, como o ESO é uma organização internacional, falando várias línguas.

Os representantes dos meios de comunicação social que pretendam assistir ao evento devem confirmar a sua participação por email para osandu@partner.eso.org.

Lista de Atividades Propostas aos Visitantes

Área 1: Benvindo ao ESO

Obtenha material gratuito do ESO, um programa do evento e um mapa do edifício. As crianças têm à sua disposição passaportes para coleccionarem carimbos e terem a oportunidade de ganhar pequenos presentes, se juntarem carimbos de todas as nossas atividades. Os presentes podem ser levantados à saída, na área 16. As crianças podem também levantar um álbum para autocolantes.

Área 2: Exposições do ESO e do ALMA com maquetes — Pergunte a um astrónomo

Aprenda mais sobre os telescópios do ESO e sobre a ciência que aí se faz. Se tiver dúvidas, procure os membros do nosso pessoal com um crachá “Ask an astronomer”, que estão disponíveis para o ajudar.

Área 3: Demonstração de óptica adaptiva

Descubra mais sobre esta técnica usada para compensar os efeitos da atmosfera turbulenta que nos cobre.

Área 4: ESO Chile Chill

Usufrua de momentos relaxantes vendo belas imagens e vídeos dos nossos locais no Chile.

Área 5: Apresentação de um livro de imagens

Paul und Marie reisen zu den Sternen. Uma história de Maria Breuer com ilustrações de Daniela Kunkel (Carlsen Verlag).

Área 6: Coleção de fotografias do céu noturno

Admire imagens do céu noturno e de objetos astronómicos.

Área 7: Explorando o céu noturno

Descubra os objetos astronómicos que pode observar ao longo do ano e aprenda a identificar as estrelas mais brilhantes e as principais constelações do céu.

Área 8: Visitas guiadas ao ESO

Junte-se aos nossos guias numa visita às instalações do ESO e saiba mais sobre a nossa organização e o novo edifício de extensão da Sede.

Área 9: Os componentes protótipos do European Extremely Large Telescope (E-ELT), instrumentação astronómica e workshop de mecânica

O ESO constrói alguns dos maiores telescópios do mundo. Aprenda mais sobre instrumentos, testes aos componentes protótipos do E-ELT e como optimizar o desempenho dos telescópios. Visite o nosso Workshop de Mecânica e veja como de material primários preparamos componentes de precisão a serem instalados nos nossos telescópios.

Área 10: Loja do ESO

Se procura souvenirs ou presentes, este é o local ideal a visitar.

Área 11: Palestras, ligação em direto ao Chile e documentários

Área 12: Cafeteria

Temos à disposição dos nossos visitantes bebidas gratuitas. Por uma pequena doação pode também apreciar um buffet internacional composto por comida tradicional de todo o mundo, tudo confeccionado pelo nosso pessoal.

Área 13: Observando com um telescópio

Se o céu estiver limpo, astrónomos mostrar-lhe-ão o Sol através de pequenos telescópios solares.

Área 14: Fotografia infravermelha

Tire a sua fotografia com uma câmara infravermelha. Demonstração de experiências interessantes com a câmara infravermelha.

Área 15: Fábrica de cometas

Aprenda mais sobre cometas e sua composição nesta demonstração para fazer cometas.

Área 16: Pinturas faciais; construção de telescópios em LEGO; pequenas lembranças para as crianças

As crianças divertir-se-ão a pintar as caras com diversos motivos astronómicos tais como estrelas, galáxias ou cometas.

Área 17: Especial crianças

Estamos à procura de futuros colaboradores! Vê como a tecnologia é criativa, excitante e variada! Experimenta: participa numa visita guiada interactiva, com workshops e experiências — ou faz simplesmente as tuas perguntas!

Links

Contactos

Herbert Zodet
Open House Day Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Telefone: +49 89 3200 6422
E-mail: hzodet@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17074

Imagens

Dia Aberto do ESO 2017
Dia Aberto do ESO 2017
Dia Aberto do ESO 2017 (em alemão)
Dia Aberto do ESO 2017 (em alemão)