Anúncio

ESO e CERN assinam acordo de cooperação

18 de Dezembro de 2015

O ESO e CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) assinaram um acordo de cooperação, que estabelece o enquadramento necessário para uma futura cooperação estreita e troca de informação. O acordo aborda muitas áreas, incluindo investigação científica, tecnologia e atividades de educação e divulgação científica.

Existe uma considerável sobreposição de interesses entre o ESO, o observatório terrestre mais produtivo do mundo, e o CERN, um dos maiores centros mundiais para a investigação em física das partículas. O novo acordo promoverá a coordenação estratégica dos planos a longo prazo das duas organizações, assim como a coordenação de programas científicos e de treino.

O acordo encoraja a coordenação de serviços, ferramentas e recursos, para além da partilha das melhores práticas em muitas áreas. A organização de seminários e workshops conjuntos é outra das áreas de coordenação proposta, assim como a possível troca de pessoal.

Áreas específicas de possível coordenação tecnológica incluem as que se relacionam com a física de astropartículas e com detectores e aceleradores de física das partículas. Outros campos promissores são: técnicas criogénicas e metrologia de precisão para sistemas opto-mecânicos; sistemas de controlo; engenharia mecânica; testes de qualidade e testes não destrutivos; resistência à radiação; efeitos da radiação na electrónica; confiabilidade e disponibilidade do equipamento; revestimentos ópticos e limpeza de superfícies ópticas. Está também prevista a troca de conhecimentos e melhores práticas em tecnologias de informação.

Contactos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15098

Imagens

ESO e CERN assinam acordo de cooperação
ESO e CERN assinam acordo de cooperação