Anúncio

Webcams transmitem em direto a partir da Residencia ALMA

Duas câmaras a funcionar 24 horas por dia no local de construção no Chile

11 de Setembro de 2015

Temos a partir de agora duas câmaras web instaladas no local da Residencia ALMA para que, quem tiver interesse, possa seguir o progresso da construção.

A Residencia ALMA será a residência dos membros do pessoal e das pessoas que trabalham temporariamente no Atacama Large  Millimeter/submillimeter Array (ALMA). Situa-se nas Instalações de Apoio às Operações do ALMA, perto de San Pedro de Atacama, no norte do Chile.

Os trabalhos de construção começaram oficialmente a 23 de fevereiro de 2015 e espera-se que durem 17 meses. As transmissões em direto das webcams mostram o desenrolar dos trabalhos em tempo real.

Estas duas novas webcams juntam-se à já extensa coleção de webcams em direto do ESO, colocadas tanto no Chile como na Alemanha. A coleção inclui transmissões em direto a partir de:

• Very Large Telescope (Cerro Paranal, Chile): siga os astrónomos e engenheiros enquanto trabalham no VLT.
  • Observatório ALMA (Planalto do Chajnantor, Chile): veja as antenas do ALMA a serem operadas pelo ESO e seus parceiros.
  • Câmara La Silla Nocturna (deserto do Atacama, Chile): admire as vistas nocturnas da Via Láctea a partir do Observatório de La Silla.
  • Sede do ESO (Garching bei München, Alemanha): uma vista a partir do telhado da Sede do ESO mostra a construção do Supernova, o Planetário e Centro de Visitantes do ESO.

Mais informações

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre o ESO,  a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado pelo ESO
em prol dos seus Estados Membros, pela NSF em cooperação com o Conselho de Investigação Nacional do Canadá (NRC) e do Conselho Nacional Científico da Ilha Formosa (NSC) e pelo NINS em cooperação com a Academia Sinica (AS) da Ilha Formosa e o Instituto de Astronomia e Ciências do Espaço da Coreia (KASI).