Anúncio

Convite à apresentação de propostas para o ciclo 3 do ALMA atrai número recorde de propostas

8 de Maio de 2015

O Ciclo 3 de Ciência Preliminar do Observatório ALMA atraiu 1582 propostas de tempo de observação por parte da comunidade científica durante o período de envio das propostas (o prazo de entrega era o dia 23 de abril de 2015).

“Este sucesso vem no seguimento dos consideráveis esforços e envolvimento por parte do Observatório ALMA e dos Centros de Apoio ao ALMA que prepararam e monitorizaram o processo de submissão de forma constante em todo o globo! Este esforço demonstra bem o forte apoio e interesse no ALMA por parte da comunidade científica,” diz Pierre Cox, Diretor do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA).

Lars-Åke Nyman, Chefe das Operações Científicas no ALMA, destacou que “a procura deste novo instrumento está a aumentar com o tempo; recebemos 1382 propostas para o Ciclo 2”. Nyman enfatizou também a natureza colaborativa do processo, já que há propostas de grupos de investigadores de cinco regiões diferentes, representadas pelos três parceiros no ALMA. No total, 3608 astrónomos participaram no processo de submissão de propostas, ou como investigadores principais ou como co-investigadores nas referidas propostas.

As observações do Ciclo 3 começarão a 1 de outubro de 2015 e o ciclo terá a duração de um ano.

A maioria das propostas recebidas envolvem investigação nas áreas de Meio Interestelar, Formação Estelar e Astroquímica (26%) e Núcleos de Galáxias (25%). De todas as propostas, 21% situam-se na categoria de Cosmologia e Universo a Elevado Desvio para o Vermelho, enquanto 20% pretendem realizar investigação na área de Discos Circunstelares, Exoplanetas e Sistema Solar. Finalmente, a área da Evolução Estelar e do Sol representam 8% das propostas recebidas.

No total, os astrónomos pediram 9037 horas de tempo de observação. O Observatório ALMA começará agora o processo de avaliação, no qual 12 painéis de avaliação, constituídos por 97 especialistas, analisarão as propostas no âmbito das várias categorias científicas. Espera-se que os resultados da avaliação sejam anunciados em meados de agosto de 2015.

O ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile.

Contactos

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15035

Imagens

As propostas para o Ciclo 3 do ALMA separadas por categorias
As propostas para o Ciclo 3 do ALMA separadas por categorias