Como encontrar um buraco negro com o MUSE

Esta animação explica o método usado por uma equipa de astrónomos para descobrir um pequeno buraco negro fora da nossa Galáxia — o primeiro descoberto com esta técnica. A equipa descobriu este objeto no enxame estelar NGC1850, uma imagem do qual aparece no início da animação.

Os investigadores usaram o instrumento MUSE (Multi Unit Spectroscopic Explorer) montado no Very Large Telescope do ESO no Chile para analisar ao mesmo tempo milhares de espectros de estrelas do enxame. Os espectros (representados no vídeo por barras coloridas) mostram a radiação emitida pelas estrelas a diferentes comprimentos de onda e contêm informação sobre a sua composição química, temperatura e velocidade. 

A animação foca-se seguidamente num dos espectros, o de uma estrela com cinco massas solares. As riscas escuras do espectro — devido a diferentes elementos químicos — oscilam para trás e para diante na direção das cores azul e vermelha, o que significa que periodicamente a estrela se aproxima e se afasta de nós. Este facto permitiu aos astrónomos inferir a presença de um buraco negro de 11 massas solares a influenciar a órbita da estrela com a sua extrema força gravitacional.

Créditos:

ESO/L. Calçada, NASA/ESA/M. Romaniello. Acknowledgement: J.C. Muñoz-Mateos

Sobre o vídeo

Id:eso2116c
Língua:pt
Data de divulgação:11 de Novembro de 2021 às 13:00
Notícias relacionadas:eso2116
Duração:28 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:MUSE, NGC 1850
Tipo:Local Universe : Star : Evolutionary Stage : Black Hole
Unspecified : Technology

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters