Nota de Imprensa

ESO assina o maior contrato de astronomia terrestre para a cúpula e estrutura do telescópio E-ELT

25 de Maio de 2016

Numa cerimónia que se realizou a 25 de maio de 2016 em Garching bei München, na Alemanha, o ESO assinou um contrato com o Consórcio ACe, composto pelas empresas Astaldi, Cimolai e o sub-contratado Grupo EIE, para a construção da cúpula e estrutura do European Extremely Large Telescope (E-ELT). Trata-se do maior contrato alguma vez adjudicado no âmbito da astronomia terrestre. Aproveitou-se igualmente esta ocasião para se dar a conhecer os planos de construção do E-ELT, construção essa que começará imediatamente.

O European Extremely Large Telescope (E-ELT), com um espelho primário de 39 metros, será o maior telescópio em todo o mundo a operar no óptico e infravermelho próximo: claramente o maior olho do mundo virado para o céu. Será construído no norte do Chile, num local que já está preparado para o receber.

O contrato para construir a cúpula e estrutura do telescópio foi assinado pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, pelo  Presidente da Astaldi, Paolo Astaldi e pelo Presidente da Cimolai, Luigi Cimolai. O ESO recebeu igualmente para esta ocasião a Ministra da Educação, Universidades e Investigação italiana, H.E. Stefania Giannini. Estiveram também presentes na cerimónia de assinatura o Cônsul Geral italiano em Munique, Renato Cianfarani, o Presidente do Conselho do ESO, Patrick Roche e os delegados italianos ao Conselho do ESO, Nicolò D´Amico (que é também Presidente do INAF) e Matteo Pardo, Adido Científico na Embaixada italiana em Berlim. Estiveram ainda presentes o Presidente do EIE, Gianpietro Marchiori e outros convidados e representantes do consórcio.

O contrato cobre a conceção, fabrico, transporte, construção, montagem no local e verificação da cúpula e estrutura do telescópio. Com o valor aproximado de 400 milhões de euros, é o maior contrato alguma vez adjudicado pelo ESO, tratando-se do maior contrato alguma vez assinado para a astronomia terrestre.

A cúpula do E-ELT e a estrutura do telescópio levarão a engenharia de telescópios a uma nova dimensão. O contrato inclui não apenas a enorme cúpula de 85 metros de diâmetro, com movimento giratório, com um peso total de cerca de 5000 toneladas, mas também a montagem do telescópio e a estrutura em tubo, com um peso total em movimento de mais de 3000 toneladas. Ambas as estruturas são de longe as maiores alguma vez construídas para um telescópio óptico/infravermelho, fazendo com que todas as existentes pareçam minúsculas. A cúpula tem quase 80 metros de altura e a área total da sua base é comparável à de um campo de futebol.

O E-ELT está a ser construído no Cerro Armazones, um pico de 3000 metros de altitude situado a cerca de 20 km do Observatório do Paranal do ESO. A estrada de acesso e o nivelamento do cume estão já completos, esperando-se para 2017 o início dos trabalhos de construção da cúpula no local.

Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO, disse: “O E-ELT fará descobertas que simplesmente não podemos imaginar atualmente, inspirando pessoas de todo o mundo a pensar sobre ciência, tecnologia e o nosso lugar no Universo. A cerimónia de assinatura realizada hoje é um importante passo em frente para a entrega do E-ELT em 2024.”

Paolo Astaldi, Presidente da Astaldi, disse: “Este projeto é realmente visionário, tanto no que representa para a área da astronomia como para as áreas da construção e da engenharia. A Astaldi e os nossos parceiros no projeto, a Cimolai e o Grupo EIE, estão extremamente orgulhosos por terem sido escolhidos pelo ESO para ajudar a transformar esta visão numa realidade. A Astaldi é conhecida pelas suas excelentes aptidões técnicas, qualidade de construção e forte execução e tudo faremos para dar o máximo de nós a este projeto. É com grande entusiasmo que assino agora um contrato de tão grande ambição astronómica.”

Luigi Cimolai, Presidente da Cimolai, disse:” Sentimo-nos honrados e gratos por ter sido dada à nossa companhia a oportunidade de fazer parte deste desafio astronómico tecnicamente avançado. O European Extremely Large Telescope pede um alto nível de qualidade em engenharia e construção e penso que esse aspecto contribuirá definitivamente para aumentar a nossa capacidade de desenvolver projetos de complexidade cada vez maior.”

Muitos outros aspectos da construção do E-ELT estão também a avançar rapidamente. O ESO assinou já acordos para a construção dos primeiros instrumentos MICADO, HARMONI e METIS, assim como para o sistema de óptica adaptativa MAORY. Os contratos para o enorme espelho secundário do telescópio serão igualmente assinados num futuro próximo.

A área colectora do E-ELT será maior do que a de todos os telescópios ópticos existentes combinados e o seu sistema de óptica adaptativa fornecerá imagens cerca de 15 vezes mais nítidas do que as obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA no mesmo comprimento de onda. O telescópio oferece igualmente inúmeras possibilidades de spin-offs de tecnologia e engenharia, transferência de tecnologia e contratos em tecnologia. O novo contrato demonstra bem que o E-ELT tem o potencial de ser uma força geradora de desenvolvimento económico, oferecendo às empresas contratadas nos Estados Membros do ESO uma oportunidade de liderar enormes projetos a nível internacional.