O Norte encontra o Sul

Ao vermos esta fotografia podemos sentir-nos um pouco tontos! Esta Fotografia da Semana captura ao mesmo tempo os Hemisférios Norte e Sul — todo o céu noturno numa única imagem — algo que seria impossível de observar na vida real.

Para criar esta imagem, os fotógrafos Petr Horálek e Juan Carlos Casado tiraram duas fotografias em observatórios localizados às mesmas latitutes mas em hemisférios diferentes. A metade superior da imagem foi obtida no Observatório de Roque de los Muchachos do Instituto de Astrofísica de Canarias, em La Palma nas Ilhas Canárias, 29º a norte do equador, enquanto a metade inferior foi obtida no Observatório de La Silla do ESO no deserto chileno do Atacama, 29º a sul do equador. Quando combinadas digitalmente, as duas imagens criam uma vista contínua abrangente do céu noturno. 

Uma das estruturas mais notáveis na imagem é o traço brilhante esbranquiçado que corre verticalmente a partir do centro, para cima e para baixo. Trata-se da luz zodiacal, um fenómeno causado pela poeira que permeia o nosso Sistema Solar ao dispersar a luz solar, a qual é apenas visível em regiões que apresentam céus extremamente escuros, livres de poluição luminosa. Podemos ver ainda o planeta Vénus brilhando intensamente no raio da luz zodiacal do Hemisfério Norte.

Na imagem inferior podemos ver vários telescópios de La Silla, com o telescópio Schmidt de 1 metro do ESO em primeiro plano. O espelho refletor que aparece de cabeça para baixo na imagem superior faz parte do Cherenkov Telescope Array (CTA), um grupo de telescópios de raios gama que observam alguns dos fenómenos mais energéticos do Universo. Será instalado um segundo grupo destes telescópios no Hemisfério Sul, próximo do Observatório do Paranal do ESO, no âmbito de um acordo entre o Observatório CTA e o ESO.

Links

Créditos:

P. Horálek & J. C. Casado / ESO

Sobre a imagem

Id:potw2137a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:13 de Setembro de 2021 às 06:00
Tamanho:15406 x 23519 px

Sobre o objeto

Nome:La Silla, Milky Way, Roque de los Muchachos Observatory
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory
Unspecified : Sky Phenomenon : Night Sky : Milky Way

Formatos de imagens

JPEG grande
59,2 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
286,2 KB
1280x1024
484,4 KB
1600x1200
710,4 KB
1920x1200
822,9 KB
2048x1536
1,1 MB