Céu estrelado em La Silla

Uma brilhante cortina de estrelas é o pano de fundo desta bela imagem obtida pelo astrónomo Håkon Dahle. A silhueta em primeiro plano é o próprio Håkon, rodeado por algumas das grandes cúpulas escuras que enchem a paisagem no Observatório de La Silla do ESO.

Muitos astrónomos profissionais são também fotógrafos entusiasmados - e quem os pode culpar? Os locais do ESO no deserto do Atacama estão entre os melhores do mundo para observar as estrelas e são, pela mesma razão, lugares fantásticos para fotografar o céu nocturno.

Håkon tirou esta fotografia durante uma semana de observação no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros. Durante esse tempo, o telescópio era ocasionalmente entregue a outra equipa de observação, dando a Håkon  a oportunidade de admirar o céu estrelado - assim como fotografá-lo para que todos nós o pudéssemos também admirar.

A Via Láctea é mais brilhante no hemisfério sul do que no norte, por causa da maneira como as regiões sul do nosso planeta apontam na direção do denso centro galáctico. Mas, até no sul, o céu nocturno é bastante ténue no céu. Para a maioria de nós, a poluição luminosa das cidades e até da Lua podem eclipsar o fraco brilho da galáxia, não nos permitindo observá-la.

Um dos melhores aspectos do Observatório de La Silla é que se encontra muito longe das brilhantes luzes das cidades, o que faz com que disfrutemos de um dos céus mais escuros da Terra. A atmosfera é também muito límpida e por isso não temos nenhum tipo de névoa a estragar-nos a vista. O céu em La Silla é tão escuro que é possível ver sombras lançadas pela luz da própria Via Láctea.

Håkon submeteu esta fotografia ao grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é regularmente revisto e as melhores fotografias são seleccionadas para aparecerem na nossa popular série Fotografia da Semana ou na nossa galeria de imagens.

Créditos:

ESO/H. Dahle

Sobre a imagem

Id:potw1333a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:19 de Agosto de 2013 às 10:00
Tamanho:4211 x 2832 px

Sobre o objeto

Tipo:Unspecified : Sky Phenomenon : Night Sky

Formatos de imagens

JPEG grande
3,8 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
390,8 KB
1280x1024
632,4 KB
1600x1200
885,4 KB
1920x1200
1,0 MB
2048x1536
1,3 MB