Imagem do buraco negro supermassivo e jato da M87 em luz polarizada

Esta imagem composta mostra três vistas da região central da galáxia Messier 87 (M87) em luz polarizada. Esta galáxia tem um buraco negro supermassivo no seu centro e é famosa pelos seus jatos, que se estendem muito para além da galáxia.

Uma das imagens em luz polarizada, obtida com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no Chile, do qual o ESO é um parceiro, mostra a parte do jato (que tem um tamanho de 6000 anos-luz) mais perto do centro da galáxia.

As outras duas imagens em luz polarizada mostram uma aproximação ao buraco negro supermassivo: a imagem do meio cobre uma região com uma dimensão de cerca de um ano-luz e foi obtida com o VLBA (Very Long Baseline Array) do National Radio Astronomy Observatory dos EUA.

A imagem mais próxima do buraco negro (a de baixo) foi obtida ao ligar oito telescópios em todo o mundo para criar um telescópio virtual do tamanho da Terra, o Event Horizon Telescope (EHT), o qual permitiu aos astrónomos observar a região muito perto do buraco negro supermasssivo, local donde são lançados os jatos. 

As linhas indicam a orientação da polarização, a qual está relacionada com o campo magnético nas regiões mostradas. Os dados ALMA fornecem-nos uma descrição da estrutura do campo magnético ao longo dos jatos. Assim, a informação combinada do EHT e do ALMA permite aos astrónomos investigar o papel dos campos magnéticos desde a vizinhança do horizonte de eventos (tal como observado pelo EHT em escalas do dia-luz) até muito para além da galáxia M87 ao longo dos seus poderosos jatos (tal como observado pelo ALMA em escalas dos milhares de anos-luz).

Os valores em GHz referem-se às frequências da luz às quais foram executadas as diferentes observações. As linhas horizontais mostram a escala (em anos-luz) de cada imagem individual.

Créditos:

EHT Collaboration; ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), Goddi et al.; VLBA (NRAO), Kravchenko et al.; J. C. Algaba, I. Martí-Vidal

Sobre a imagem

Id:eso2105b
Língua:pt
Tipo:Montagem
Data de divulgação:24 de Março de 2021 às 15:00
Notícias relacionadas:eso2105
Tamanho:7087 x 4724 px

Sobre o objeto

Nome:Messier 87
Tipo:Local Universe : Galaxy : Component : Central Black Hole

Formatos de imagens

JPEG grande
3,4 MB