Anúncio

O Relatório Anual do ESO de 2021 já está disponível

14 de Julho de 2022

O Relatório Anual do ESO de 2021 já está disponível, apresentando um resumo das muitas atividades desenvolvidas pelo ESO ao longo do ano. O seu conteúdo inclui:

  • O recomeço das operações no Observatório La Silla Paranal, que ficaram praticamente completamente operacionais no final do ano. 
  • O comissionamento remoto do CRIRES+ (o CRyogenic high-resolution InfraRed Echelle Spectrograph melhorado) e do IRLOS (InfraRed Low Order Sensor) e a montagem, integração e verificação do ERIS (Enhanced Resolution Imager and Spectrograph), no Paranal.
  • A instalação do instrumento CONCERTO (CarbON CII line in post-rEionisation and ReionisaTiOn epoch) no APEX e o progresso da instalação do NIRPS (Near Infra Red Planet Searcher) em La Silla.
  • O recomeço das operações do ALMA, assim como as atividades contínuas de desenvolvimento do ALMA: o início da integração da Banda 1 no observatório, a pré-produção da Banda 2 e a aprovação de um novo protótipo de Banda 6.
  • O progresso significativo do ELT, tanto no design e fabrico na Europa, como no local de construção no Armazones, onde os trabalhos recomeçaram em Maio — sob condições restritas de segurança devido ao COVID-19 — e foram acelerando ao longo do resto do ano. A estrutura principal do telescópio passou com sucesso a sua Revisão de Design Final, mais de 50% do vidro do espelho primário de 39,3 metros de diâmetro já está moldado, e o progresso continua no resto da optomecânica, assim como nos instrumentos muito complexos do ELT.
  • A aprovação do Conselho de uma formulação atualizada dos Valores do ESO, os quais sustentarão todas as atividades organizacionais.
  • Destaques da mais recente investigação científica levada a cabo com a ajuda das infraestruturas do ESO, que uma vez mais levou à publicação de mais de 1000 artigos com júri de leitura em 2021, e a contínua promoção de cooperação em astronomia por parte do ESO, assim como atividades de educação e divulgação.

Este produto encontra-se disponível para download gratuito e estará também brevemente disponível na loja do ESO na sua forma impressa, sem custos excepto o valor do envio.

Links

Contactos

Douglas Pierce-Price
ESO Head of Internal Communication
Email: dpiercep@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann22011

Imagens

Capa do Relatório Anual do ESO de 2021
Capa do Relatório Anual do ESO de 2021