Anúncio

Guy Monnet, antigo astrónomo do ESO e chefe da Divisão de Instrumentação, recebe Medalha Tycho Brahe de 2019

20 de Junho de 2019

O ESO orgulha-se de anunciar que a Medalha Tycho Brahe deste ano foi atribuída ao Prof. Guy Monnet, um antigo astrónomo do ESO e Chefe da Divisão de Instrumentação. A medalha, atribuída pela Sociedade Astronómica Europeia (EAS), reconhece “o desenvolvimento ou exploração de instrumentos europeus ou descobertas importantes baseadas essencialmente em tais instrumentos”.

O Prof. Monnet chegou ao ESO em 1995, tendo passado mais de 15 anos da sua carreira nesta organização, durante os quais contribuiu com muito do trabalho que é agora reconhecido neste prémio. Esta medalha reconhece especificamente as suas contribuições fundamentais à implementação de espectroscopia 3D em telescópios ópticos e infravermelhos e a sua liderança internacional em programas de instrumentação de grandes observatórios. Ambos estes feitos estão bem demonstrados no trabalho que realizou no ESO; como o primeiro chefe da Divisão de Instrumentação, o Prof. Monnet supervisionou toda a primeira geração de instrumentos para o Very Large Telescope (VLT), o maior e mais ambicioso programa de instrumentação de um observatório terrestre. O VLT tem também o maior número de Unidades de Campo Integral de todos os observatórios mundiais, devido essencialmente à influência do Prof. Monnet.

O Prof. Monnet teve também muito influência em vários outros aspectos da progressão do ESO, tendo apoiado bastante o desenvolvimento de óptica adaptativa nas infraestruturas do ESO, reconhecendo a sua importância para o futuro da tecnologia astronómica. Apoiou também uma atualização do telescópio de 3,6 metros do ESO em La Silla, o que permitiu que o observatório continuasse a operar e a produzir ciência de vanguarda.

As contribuições do Prof. Monnet foram essenciais não apenas para o sucesso do ESO, mas também para o progresso da astronomia em geral e merecem bem este prémio de prestígio.

O prémio será atribuído ao Prof. Monnet durante a Semana Europeia de Astronomia e Ciências do Espaço, que decorrerá em Lyon, França, de 24 a 28 de Junho de 2019.

Links

 

Contactos

Mariya Lyubenova
Head of ESO Media Relations Team
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6188
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19036

Imagens

Guy Monnet
Guy Monnet