Anúncio

Astronomy & Astrophysics celebra 50 anos desde a publicação do seu primeiro número

A revista de grande impacto que o ESO ajudou a fundar celebra meio século de existência

30 de Janeiro de 2019

O mês de Janeiro de 2019 marca os 50 anos desde a publicação do primeiro número da revista Astronomy & Astrophysics, na criação da qual o ESO desempenhou um importante papel. Desde o seu começo, a Astronomy & Astrophysics foi reconhecida como uma publicação de prestígio entre as principais revistas da especialidade.

Em Janeiro de 1969 a Astronomy & Astrophysics, conhecida por A&A, publicou o seu primeiro número. Este início ocorreu menos de um ano após a primeira reunião dos fundadores em Abril de 1968. A motivação por detrás da criação desta revista prendia-se com o facto de se pretender unificar as publicações de astronomia dos estados membros europeus fundadores numa única revista maior, conseguindo assim aumentar o reconhecimento internacional. Nos 50 anos que passaram, a A&A tornou-se numa publicação altamente influente.

Apesar de ser apenas alguns anos mais velho que a A&A, o ESO desempenhou um papel significativo na sua criação: como organização intergovernamental europeia de astronomia, o ESO emprestou o seu estatuto legal à A&A, simplificando assim os aspectos logísticos da sua fundação e ajudando a concretizar o projeto. Em troca, o ESO foi declarado um membro essencial da revista com representação no seu Conselho de Administração. Os objetivos comuns do ESO e da A&A levaram a uma colaboração produtiva que continua até aos dias de hoje, com o ESO a manter-se  ainda muito envolvido nesta distinta revista.

Tal como o ESO, a A&A teve um crescimento notável desde a altura em que foi fundada. Desde os seus modestos primórdios com apenas alguns estados membros europeus, a A&A conta atualmente com 27 estados membros espalhados por todo o globo. O âmbito acrescido da revista levou em 2001 à substituição do seu subtítulo original “Uma Revista Europeia” para “Investigação Mundial em Astronomia e Astrofísica”.

A sua relevância como a única revista principal de astronomia não pertencente a uma única nação ou organização ilustra perfeitamente o seu lema “de astrónomos para astrónomos” — um princípio chave partilhado pelo ESO. Com uma fundação sólida construída ao longo dos últimos 50 anos, a parceria entre o ESO e a A&A continuará a enriquecer a comunidade astronómica nos anos vindouros.