Anúncio

Novo modo de realidade virtual nas visitas virtuais 6.0 do ESO

10 de Novembro de 2017

O mais recente lançamento das Visitas Virtuais do ESO inclui a opção de modo de realidade virtual e modo panorâmico 360º. Agora pode utilizar o seu smartphone, ou com o auricular de cartão standard de realidade virtual ou com os óculos “oculus rift”, para viver a experiência de visitar as infraestruturas do ESO duma nova maneira. Este lançamento mais recente inclui ainda visitas virtuais novas e atualizadas dos observatórios e infraestruturas do ESO, trazendo melhores funcionalidades em computador e novas vistas panorâmicas obtidas durante a recente expedição fulldome.

Impressione-se com as majestosas antenas do ALMA enquanto este instrumento estuda o céu noturno iridescente, depois observe a toda à volta o belo planalto do Chajnantor no deserto chileno do Atacama — de dia, à noite, ao pôr e ao nascer do Sol. Visite dois dos observatórios astronómicos mais avançados e produtivos do mundo — o Observatório do Paranal e o Observatório de La Silla, o primeiro observatório do ESO. Poderá entrar num dos grandes Telescópios Principais que compõem o Very Large Telescope (VLT) e observar o seu intrincado design. E pode explorar também o local onde será instalado o futuro Extremely Large Telescope (ELT) — o maior telescópio óptico/infravermelho do mundo — que está a ser construído no vizinho Cerro Armazones.

Finalmente, visite alguns dos edifícios que albergam o pessoal do ESO e cientistas visitantes. Estas pérolas arquitectónicas incluem a Casa de Hóspedes de Santiago e a Sede do ESO em Garching, um edifício labiríntico que se situa ao pé do quase terminado Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO, o qual abrirá as suas portas ao público na primavera de 2018.

A coleção de centenas de fotografias panorâmicas de 360º do ESO pode ser usada para muitos efeitos — as fotografias podem ser importadas para sistemas de Realidade Virtual ou para software de planetário para serem apresentadas em planetários de todo o mundo. Todas as nossas panorâmicas estão disponíveis neste link.

Para começar a explorar o modo de realidade virtual, siga as instruções deste guia do utilizador.

As imagens que constituem esta magnífica coleção devem a sua existência ao trabalho árduo e dedicação dos Embaixadores Fotográficos do ESO.