Anúncio

ESO e parceiros lançam o Data2Dome, um sistema para planetários inovador

27 de Abril de 2017

O ESO orgulha-se de colocar no domínio público uma versão do projeto de vanguarda Data2Dome, em parceria com a Evans & Sutherland e a International Planetarium Society. Este novo sistema gratuito para planetários oferece a coleção completa de imagens e vídeos dos telescópios de vanguarda do ESO em La Silla e Paranal, assim como do ALMA, ESA/Hubble — e através do projeto Astropix da NASA e do IPAC: Telescópio Espacial Spitzer da NASA, Observatório de Raios X Chandra, GALEX, WISE e NuStar, para além dos telescópios espaciais Planck e Herschel da ESA. O Data2Dome oferece também imagens e vídeos fulldome, modelos 3D e música, assim como as mais recentes notas de imprensa e blogs de todas as organizações de astronomia e ciências do espaço do mundo, tudo à distância de um clique de rato e de forma gratuita! O módulo AstroCalendar do Data2Dome fornece atualizações diárias de eventos astronómicos significativos, tais como lançamentos de sondas espaciais, alinhamentos planetários, aniversários históricos, entre outros.

A astronomia é uma disciplina dinâmica, com descobertas, imagens, vídeos e outros dados espectaculares publicados todos os dias. Um dos objetivos dos planetários é a partilha de novos desenvolvimentos, no entanto, e frequentemente, demoram dias ou até semanas para transformar as notícias mais recentes em conteúdo adequado para planetário. O sistema Data2Dome pretende integrar de forma perfeita, e quase em tempo real, dados astronómicos em sistemas planetários, permitindo assim aos planetários apresentar aos seus visitantes as descobertas mais recentes no próprio dia em que estas são anunciadas. A base de dados é cuidadosamente preparada de modo a incluir material de alta qualidade e poupar tempo ao apresentador.

Todas as manhãs, os apresentadores de planetário podem aceder a notícias interessantes e conjuntos de dados recentes e fazer o seu download, de forma gratuita, para utilização nos espectáculos ao longo do dia. Os apresentadores podem relatar eventos à medida que estes ocorrem ou então incorporar um segmento da “Última semana de astronomia” nos seus programas. Esta corrente contínua de informação transformará os planetários em locais dinâmicos e sempre atuais, trazendo a astronomia de vanguarda para a cúpula.

O Data2Dome encontra-se disponível a todos os planetários do mundo que usem o sistema Digistar 6 da Evans & Sutherland. Estamos agora a trabalhar com outras companhias distribuidoras para incorporar também o Data2Dome nos seus sistemas. Se é um apresentador que usa o sistema Digistar 6 no seu planetário, abra o separador Data2Dome para começar já a tirar partido deste recurso. Se é um visitante de planetário, pergunte no seu planetário local se este possui o conteúdo Data2Dome, de modo a ter acesso a ciência ao vivo.

O projeto é liderado pelo ESO no âmbito da preparação do lançamento do Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO, o primeiro planetário open-source do mundo, na Sede do ESO em Garching, na Alemanha.

Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é uma cooperação entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã, estando o ESO encarregue de gerir e operar o centro.