Anúncio

Science in School: o número 39 já está disponível

31 de Março de 2017

A mais recente edição da revista gratuita Science in School já se encontra disponível, tanto online como na versão impressa. Esta revista europeia destinada a professores de ciência apresenta, em cada edição, informação atualizada sobre ciência de ponta, materiais para ensino e projetos em educação científica, entrevistas com cientistas e professores, revisões de livros e outros conteúdos utéis a professores. A revista pretende promover o ensino das ciências ao encorajar a comunicação entre professores, cientistas e todos os intervenientes da educação científica na Europa.

Alguns dos destaques desta edição incluem: um artigo sobre a igualdade de sexos em ciência; um relatório sobre um evento para professores “Dando vida às estruturas - novas maneiras de ensinar biologia” e um artigo que destaca o papel dos oceanos nas mudanças climáticas.

As atividades práticas para realizar em sala de aula incluem: uma atividade que usa o conceito astronómico da paralaxe para ensinar geometria; química de microescalas na sala de aula; e algumas experiências engraçadas que demontram as leis do movimento de Newton, as quais ligam a matemática com a história.

A revista Science in School é publicada pelo EIROforum, uma colaboração entre oito organizações europeias intergovernamentais de investigação científica, das quais o ESO faz parte. A revista trata do ensino da ciência tanto a nível europeu como a nível interdisciplinar, destacando o que de melhor se faz no ensino e na investigação de ponta. A submissão de artigos para futuros números é bem vinda, tanto da parte de investigadores, fornecendo uma compreensão mais aprofundada de um tópico científico específico, como da parte de professores ou outros elementos envolvidos na educação científica, descrevendo atividades inovadoras que introduzam ciência moderna na sala de aula. Consulte as nossas diretrizes para submissões nesta página.

Estão disponíveis online vários artigos e as respetivas versões traduzidas em muitas línguas europeias. Se se quiser voluntariar para traduzir artigos da Science in School na sua língua materna, para a publicação online, consulte por favor as diretrizes no site da Science in School.