Anúncio

Assinado acordo para o Sistema de Óptica Adaptativa MAORY para o E-ELT

10 de Dezembro de 2015

O ESO assinou um acordo com um consórcio internacional [1] para o design e construção do sistema de óptica adaptativa MAORY, que será colocado no European Extremely Large Telescope (E-ELT).

O acordo foi assinado por Nicolò D´Amico, Presidente do Istituto Nazionale di Astrofisica (INAF, Itália), em prol do consórcio, e Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO, numa cerimónia que teve lugar na Sede do ESO em Garching bei München, Alemanha, a 10 de dezembro de 2015. Esteve também presente na cerimónia o investigador principal do MAORY, Emiliano Diolaiti (INAF).

Estiveram igualmente presentes na cerimónia Renato Cianfarani, o Cônsul Geral italiano e Roberto Tamai, Gestor de Programa do E-ELT no ESO. Outros participantes incluiram Paolo Ciliegi (Gestor de Projeto do MAORY no INAF), Philippe Feautrier (co-investigador do MAORY no IPAG), Filippo Maria Zerbi (Chefe da Divisão Nacional de Programas no Solo do Departamento Científico do INAF) e Giovanno Fabrizio Bignami, membro italiano ao Conselho do ESO.

O MAORY, Multi-conjugate Adaptative Optics RelaY, fará com que os instrumentos infravermelhos montados no E-ELT, tais como o MICADO, a câmara de primeira geração do E-ELT, beneficiem de observação assistida por óptica adaptativa com estrela guia laser.

O MAORY analisa cuidadosamente a luz de seis estrelas guia laser e três estrelas guia naturais para calcular os ajustes exatos a aplicar aos espelhos deformáveis colocados no percurso da luz entre o objeto no céu e o instrumento científico.

Ao executar variações minúsculas mas rápidas, a forma dos espelhos é modificada e os efeitos de distorção das fontes astronómicas causados pela atmosfera anulam-se. Este efeito faz com que as imagens recebidas pelo detector sejam muito mais nítidas, aumentando assim a nossa capacidade em detectar estruturas muito pequenas nos objetos astronómicos. A óptica adaptativa permite também aos astrónomos detectar fontes mais ténues, como por exemplo galáxias mais distantes, uma vez que a radiação que chega à câmara científica encontra-se muito mais concentrada. O MAORY fará com que a câmara de alta resolução MICADO atinja os seus ambiciosos objetivos científicos.

O MAORY foi concebido para utilizar três espelhos deformáveis, um dos quais é o massivo espelho quaternário de 2,4 metros do telescópio. Os outros espelhos deformáveis serão colocados no interior do MAORY propriamente dito. Ao usar mais que um espelho deformável, o MAORY consegue compensar a turbulência originada em camadas atmosféricas situadas a diferentes altitudes, o que faz com que observações executadas ao longo de campos de visão muito maiores beneficiem de imagens muito melhores, comparativamente a sistemas mais simples de óptica adaptativa.

O MAORY vem no seguimento do MAD, Multi-Conjugate Adaptative Optics Demonstrator, que provou que a tecnologia por detrás do MAORY funcionava, no Very Large Telescope do ESO (VLT). O MAORY recolhe também os frutos de um extenso trabalho de desenvolvimento executado ao longo de muitos anos, tanto no ESO como na comunidade, assim como de trabalho que está a ser executado atualmente na Infraestrutura de Óptica Adaptativa do VLT. Tudo isto fará com que o E-ELT explore ao máximo a sua posição como o maior olho do mundo virado para o céu.

[1] O consórcio MAORY é constituído pelo Istituto Nazionale di Astrofisica (Itália) e pelo Institut National des Sciences de l´Univers du Centre National de la Recherche Scientifique (França).