Anúncio

Primeiro espectáculo de planetário disponível para download gratuito

O ESO divulga espectáculo para planetário “Da Terra ao Universo”

9 de Junho de 2015

Está disponível para download gratuito o primeiro filme para planetário de cúpula completa, Da Terra ao Universo, em alta resolução 4k, formato fulldome. Esta extraordinária viagem de 30 minutos através do tempo e do espaço dá-nos a conhecer, através de uma combinação soberba de sons e imagens, o Universo que nos é revelado pela ciência. Este espectáculo foi produzido para o Supernova do ESO, o Planetário e Centro de Visitantes que abrirá ao público em 2017. Até lá, o filme estará em exibição em planetários de todo o mundo, contando com a sua estreia mundial no Novo Planetário Digital da Fundação Eugenides de Atenas, na Grécia, e no Planetário de Hamburgo, na Alemanha, a 22 de junho de 2015.

O céu nocturno, ao mesmo tempo bonito e misterioso, tem sido o assunto de histórias contadas à volta de uma fogueira, de mitos antigos e de deslumbramento desde tempos imemoriais. O desejo de compreender o Universo é possivelmente a mais antiga das experiências intelectuais partilhadas pela humanidade. No entanto, apenas recentemente conseguimos verdadeiramente começar a compreender o nosso lugar na imensidão do cosmos. Para aprender sobre esta viagem de descoberta celeste, desde as teorias dos antigos astrónomos gregos aos grande telescópios atuais, convidamo-lo a assistir ao espectáculo Da Terra ao Universo.

Realizado pelo jovem realizador grego Theofanis N. Matsopoulos e com uma banda sonora arrebatadora do compositor norueguês Johan B. Monell, os espectadores podem apreciar o esplendor dos vários mundos que compõem o Sistema Solar e a ferocidade do Sol abrasador. Da Terra ao Universo deixa seguidamente a nossa casa e leva-nos até aos coloridos locais de nascimento e morte das estrelas e, mais longe ainda, para além da Via Láctea, até à inimaginável imensidão de miríades de galáxias. Ao longo do caminho, os espectadores poderão aprender mais sobre a história da astronomia, a invenção do telescópio e os telescópios gigantes da atualidade, que nos permitem investigar o Universo cada mais mais profundamente.

O realizador Theofanis N. Matsopoulos descreveu o filme como “uma viagem colorida e inspirada... os visuais são arrebatadores e falam por si, mostrando quão longe nos levou a ambição humana em termos de observação e compreensão do Universo.”

Os primeiros espectadores que terão a oportunidade de ver Da Terra ao Universo serão aqueles que estiverem em Atenas e Hamburgo a 22 de junho. O espectáculo de planetário terá a sua estreia mundial no Novo Planetário Digital da Fundação Eugenides, (Avenida Syngrou, 387 — 175 64 P. Faliro, entrada pelo número 11 da Rua Pendelis) às 18:30, 19:30 e 20:30 (hora local de Atenas). No mesmo dia, 22 de junho, o Planetário de Hamburgo (Otto-Wels-Straße 1, D-22303 Hamburg) terá exibições às 19:00 e às 20:15.

Os representantes dos meios de comunicação social que desejarem assistir à estreia, devem contactar os gabinetes de impressa de Hamburgo e Atenas (contactos abaixo).