Anúncio

O ESO e o Observatório do Leste Asiático encontram-se pela primeira vez

4 de Maio de 2015

Durante as duas últimas décadas, a astronomia tem visto um desenvolvimento acentuado na região do Leste Asiático. Existem atualmente consistentes programas de astronomia no Japão, China, Coreia e Ilha Formosa. Em conjunto, estas regiões encontram-se a operar e construir alguns dos mais avançados instrumentos de astronomia.

Em 2005, o Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica (ASIAA), o Instituto de Astronomia e Ciências do Espaço da Coreia (KASI), os Observatórios Astronómicos Nacionais, a Academia de Ciências chinesa (NAOC) e o Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ) formaram a Associação de Observatórios Chave do Leste Asiático (EACOA), no intuito de promover colaborações e cooperação, e partilhar tanto recursos regionais como pessoal especializado. Em 2014, o EACOA criou o Observatório do Leste Asiático (EAO), um observatório conjunto para o Leste Asiático. A sua missão é ser internacionalmente competitivo na construção e operação das maiores e mais avançadas infraestruturas astronómicas.

O EAO pretende ser o correspondente do ESO na Ásia. No dia 4 de maio de 2015, o Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, visitou o ASIAA e conheceu os Diretores do EAO, incluindo o Diretor Geral do EAO, Paul Ho, antigo Diretor do ASIAA. Esta visita marca o primeiro encontro entre as duas organizações. Um dos tópicos importantes debatidos na reunião foi o potencial existente para colaborações e cooperação entre o Leste e o Oeste.

O Diretor do ASIAA, o Professor You-Hua Chu, acolheu a reunião na Ilha Formosa, onde todos os iminentes astrónomos do Leste Asiático estiveram presentes, incluindo o Diretor Geral do NAOJ, Masahiko Hayashi, o Diretor Geral Associado da NAOC, Suijian Xue, o Presidente da Sociedade Astronómica da Coreia, Young Chol Minh, em representação do Instituto de Astronomia e Ciências do Espaço da Coreia (KASI), o Presidente da União Astronómica Internacional (UAI), Norio Kaifu, e o Diretor do Instituto Kavli de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Pequim (KIAA-PKU), Luis Ho.

Contactos

Paul Ho
Distinguished Research Fellow, ASIAA
Taipei, Ilha Formosa
Email: pho@asiaa.sinica.edu.tw

Lauren Huang
EPO staff, ASIAA
Taipei, Ilha Formosa
Email: laurenhuang@asiaa.sinica.edu.tw

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15033

Imagens

O Diretor Geral do ESO encontra-se com os Diretores do EAO
O Diretor Geral do ESO encontra-se com os Diretores do EAO
Fotografia de grupo do encontro entre o ESO e o EAO
Fotografia de grupo do encontro entre o ESO e o EAO
ESO and EAO sign Joint Communiqué
ESO and EAO sign Joint Communiqué
apenas em inglês