Anúncio

Assessoria de imprensa: Cerimónia de colocação da primeira pedra do Supernova do ESO

26 de Janeiro de 2015

No dia 24 de fevereiro de 2015, às 12:30, uma cerimónia de colocação da primeira pedra (Spatenstich) terá lugar na Sede do ESO em Garching bei München, Alemanha, marcando assim o início dos trabalhos de construção do Supernova, o novo Planetário e Centro de Visitantes do ESO. O centro, que será aberto ao público de forma gratuita, constituirá uma magnífica mostra de astronomia. Este projeto tornou-se possível graças a uma colaboração entre o Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS), o instituto de pesquisa Klaus Tschira Stiftung e o ESO. O Klaus Tschira Stiftung ofereceu o financiamento total para a construção, sendo que a operação da infraestrutura ficará a cargo do ESO.

Esta nova infraestrutura dará aos visitantes uma experiência imersiva na astronomia em geral, mostrando também resultados científicos do ESO, projetos e avanços tecnológicos. Inclui um planetário de cúpula completa e mais de 2000 metros quadrados de exposições permanentes e temporárias. Áreas adicionais equipadas para conferências oferecerão programas de palestras, workshops e conferências. Todos os conteúdos serão disponibilizados em inglês e alemão.

O design único do edifício lembra a forma de um sistema binário de estrelas, transferindo massa de uma componente para a outra, o que irá dar origem a uma supernova. É este fenómeno que vemos refletido no nome da infraestrutura: Supernova do ESO.

Os membros dos meios de comunicação social estão convidados a participar na cerimónia de colocação da primeira pedra, sendo necessário registarem-se por meio deste formulário até ao dia 18 de fevereiro de 2015. Poderão ser feitas entrevistas com o Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, com representantes do Klaus Tschira Stiftung, o presidente da câmara de Garching, Dietmar Gruchmann, o Coordenador de Projeto do Supernova do ESO, Fabian Reckmann e o arquiteto Manfred Bernhardt.

Os representantes dos meios de comunicação social registados poderão chegar ao ESO a partir das 11:30. Às 12:30 o Diretor Geral do ESO abrirá o evento e, após discursos proferidos por Klaus Tschira, Dietmar Gruchmann e Manfred Bernhardt, os convidados deslocar-se-ão ao exterior onde será colocada a primeira pedra, seguida de entrevistas de imprensa e fotografias.

No dia da cerimónia o logotipo do Supernova do ESO será desvendado e a página internet do Supernova, assim como contas nas redes sociais, abrirão ao público.

Links

Contactos

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Renate Ries
Klaus Tschira Stiftung, Media and Communication
Heidelberg, Alemanha
Tel: +49 6221 533 102
Email: renate.ries@klaus-tschira-stiftung.de

Lars Lindberg Christensen
Head, ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15006

Imagens

O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO
O novo planetário e centro de exposições na Sede do ESO