Anúncio

ESO adjudica contratos para as unidades do sistema de suporte de segmentos do espelho primário do E-ELT

16 de Janeiro de 2015

O ESO assinou contratos paralelos com a CESA (Espanha) e VDL (Holanda) para o design e produção de modelos de qualificação [1] para o suporte de segmentos de espelho e equipamento auxiliar relacionado para o espelho primário do European Extremely Large Telescope (E-ELT). Este facto vem no seguimento de um anterior design e desenvolvimento de protótipos, os seus testes intensivos nas infraestruturas do ESO e uma avaliação detalhada dos ensinamentos daí retirados.

O espelho primário completo do E-ELT terá 39 metros de diâmetro. A superfície do espelho será constituída por 798 segmentos hexagonais, mais um conjunto de manutenção, num total de 931 segmentos. A forma hexagonal significa que uma estrutura de suporte comum pode ser usada para todos os segmentos. Estes contratos incluem a entrega de instruções completas e detalhadas e de desenhos técnicos mecânicos para a produção das séries. Incluem ainda o desenvolvimento dos procedimentos necessários para integrar os suportes com os segmentos de vidro do E-ELT, manusear e transportar os segmentos montados, operá-los e fazer a sua manutenção.

Os contratos com a CESA e VDL têm uma duração inicial de 30 meses, consistindo numa fase de design preliminar e detalhado, seguida da produção dos modelos de engenharia e testes. Serão entregues quatro modelos de qualificação por contrato. No final do projeto e antes do início do concurso para a produção em série, os modelos de qualificação serão integrados e testados na infraestrutura dedicada a testes do ESO para os segmentos do espelho primário do E-ELT.

A primeira luz do E-ELT está prevista para 2024, altura em que o telescópio começará a investigar as maiores questões astronómicas do nosso tempo. Espera-se que o telescópio gigante explore reinos do Universo completamente desconhecidos - será o “maior olho do mundo virado para o céu”.

Notas

[1] Modelos de qualificação são versões de hardware que podem ser usadas para demonstrar que o design satisfaz completamente os requisitos do projeto.

Links

Contactos

Frédéric Derie
ESO, Garching bei München, Alemanha

Tel: +49 89 32006550
Email: fderie@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15003

Imagens

Sistemas de suporte de segmentos protótipos para o espelho primário do E-ELT
Sistemas de suporte de segmentos protótipos para o espelho primário do E-ELT