Anúncio

Novo design das páginas web do ESO

21 de Outubro de 2014

Após várias semanas de trabalho, o ESO tem um novo design para as suas páginas web. O principal motivo da mudança prende-se com a vontade de dar ao site uma interface mais amiga do utilizador e mais fácil de utilizar em dispositivos móveis. O novo design adapta-se automaticamente à resolução do ecrã que o utilizador está a usar - uma tecnologia largamente adoptada hoje em dia uma vez que as pessoas usam cada vez mais smartphones ou tablets para consultar a internet.

O objetivo principal era criar um site mais funcional com um design atual e apelativo, o que fez com que as excelentes instalações do ESO e a ciência que nelas se produz fossem apresentadas da melhor forma possível.

O novo design dá às páginas do ESO um ar menos institucional, adoptando um estilo mais próximo de uma revista ou jornal online, o que acontece particularmente nas páginas que contêm as notas de impressa e os anúncios. Deste modo, torna-se mais fácil destacar os muitos sucessos, avanços científicos e material visual atrativo que o ESO produz quase diariamente.

A nova interface é amiga do utilizador, tanto em termos de paginação como de interação, no entanto continuam disponíveis os mesmos conteúdos que faziam parte do antigo site. Esperamos que este novo design seja mais atraente para novos utilizadores sem, no entanto, confundir os utilizadores habituais e para isso mantemos a mesma estrutura nas páginas. Houve pequenas modificações como, por exemplo, a rubrica do antigo menu “Ciência com os Telescópios do ESO” pode agora ser encontrada em “Descobertas” e “Trabalhar no ESO” aparece agora em “Emprego”.

Uma das grandes modificações, e um importante passo em frente para os visitantes que usam as páginas web numa língua que não o inglês, prende-se com o desaparecimento dos mini-sites do ESO. Nas novas páginas a língua pode ser seleccionada a partir do menu principal e esta informação é guardada num cookie. Quando uma página não se encontra disponível na sua língua, o utilizador é automaticamente redireccionado para a página original em inglês e informado que o conteúdo desejado não se encontra disponível nessa língua. Anteriormente um visitante que não estivesse a usar as páginas em inglês não teria acesso a essas páginas desta maneira.

Poder mudar a língua era um objetivo que nos tínhamos proposto realizar a longo prazo e por isso estamos muito contentes por termos agora as 19 línguas diferentes disponíveis de modo mais natural.

Links

Contactos

Lars Lindberg Christensen
Head of ESO ePOD
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14080

Imagens

Captura de ecrã da nova página de entrada do ESO
Captura de ecrã da nova página de entrada do ESO