Anúncio

ESOcast 57: O VLT do ESO celebra 15 anos de sucesso

24 de Maio de 2013

O nosso novo ESOcast assinala o 15º aniversário da infraestrutura emblemática do ESO, o Very Large Telescope, dando uma retrospectiva visual de algumas das imagens mais impressionantes destes anos de operação do telescópio.

Este aniversário assinala um marco importante para o Very Large Telescope - a primeira luz do primeiro dos quatro Telescópios Principais, a 25 de maio de 1998. Desde então os quatro pequenos Telescópios Auxiliares que fazem parte do Interferómetro do VLT (VLTI) juntaram-se aos quatro telescópios gigantes originais.

O VLT é o instrumento óptico mais avançado do mundo e é uma das infraestruturas astronómicas terrestres mais poderosas e produtivas que existem. Em 2012 foram publicados mais de 600 artigos científicos com júri de leitura, baseados em dados obtidos com o VLT e o VLTI. O VLT continua a fazer descobertas a uma taxa impressionante.

Para ver esta retrospectiva das imagens obtidas pelo VLT, siga o link para o ESOcast 57.

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo . O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

• Veja e faça o download do ESOcast 57 neste link