Anúncio

ESOcast 56: Gigantes delicados no deserto

29 de Abril de 2013

No nosso ESOcast mais recente fazemos uma pergunta: como deslocar uma antena ALMA gigante de 100 toneladas, 30 quilómetros para cima, para o planalto do Chajnantor, uma região rarefeita de oxigénio e situada 5000 metros acima do nível do mar, e executar este trabalho com uma precisão milimétrica?

Felizmente temos o Otto e o Lore, os transportadores de vanguarda do ALMA. Os números são assombrosos: 20 metros de comprimento, 10 de largura, com um peso de 130 toneladas cada um e dispondo de motores de 700 cavalos, capazes de atingir os 20 quilómetros à hora; o Otto e o Lore são claramente megaestruturas móveis.

Mais do que gigantescos burros de carga, o Otto e o Lore são também triunfos de precisão - movendo cuidadosamente partes do maior projeto astronómico mundial que existe e colocando-as no seu lugar com a precisão de um cabelo humano.

Para ver estes delicados gigantes em acção, siga o link para o ESOcast56.

Mais informação

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo . O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

Links

  • Veja e faça o download do ESOcast 56 neste link
  • Todos os nossos videocasts estão disponíveis aqui
  • Suscreva a nossa série no iTunes em HD ou SD
  • Veja-nos no YouTube, Vimeo
  • Goste de nós no Facebook ou siga-nos no Twitter para mais notícias

Sobre o anúncio

Id:ann13036

Imagens

Cena do ESOcast 56
Cena do ESOcast 56

Vídeos

ESOcast56: Gigantes delicados no deserto
ESOcast56: Gigantes delicados no deserto