Annuncio

A Polónia ratifica adesão ao ESO

A Polónia torna-se o 15º Estado Membro do ESO

05 Agosto 2015

A Polónia acaba de ratificar a sua adesão ao ESO, tornando-se assim o 15º Estado Membro desta organização. O ESO dá as boas vindas calorosas à Polónia e aguarda com expectativa as contribuições dos astrónomos e indústria desta nação.

O processo de ratificação final da adesão da Polónia ao ESO ficou completo quando o instrumento de ratificação foi depositado no Ministério de Negócios Estrangeiros francês em Paris a 8 de julho de 2015. Este ato vem no seguimento da assinatura do Acordo de Adesão ao ESO pelo Presidente da Polónia, Bronisław Komorowski, e da contra-assinatura da Primeira Ministra, Ewa Kopacz.

Lena Kolarska-Bobińska, a Ministra da Ciência e Ensino Superior polaca, assinou o Acordo de Acesso em Outubro de 2014.

A ratificação cimenta a posição da Polónia na vanguarda da comunidade astronómica mundial. Como membro do ESO, o país tem acesso aos telescópios e instrumentos do ESO, incluindo o Very Large Telescope (VLT) no Paranal e o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no Chajnantor, assim como à oportunidade de contribuir para a construção do European Extremely Large Telescope (E-ELT) ao longo dos próximos anos.

Ao juntar-se ao ESO, a Polónia aumenta a sua história astronómica já bastante rica, que se estende no passado até à figura gigantesca de Nicolau Copérnico, matemático e astrónomo, particularmente notável pelo seu modelo do Sistema Solar com o Sol, e não a Terra, no seu centro.

A Polónia acolheu um Dia da Indústria do ESO em Varsóvia a 3 de julho de 2015 e os astrónomos polacos continuam a dar importantes contribuições à astronomia moderna — uma tendência que a adesão da Polónia ao ESO irá acentuar ainda mais.

Contatti

Lars Lindberg Christensen
Head of ESO ePOD
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Riguardo all'annuncio

Identificazione:ann15060

Immagini

La Polonia ratifica la sua adesione all'ESO e diventa il 15º Stato Membro dell'ESO
La Polonia ratifica la sua adesione all'ESO e diventa il 15º Stato Membro dell'ESO