Nota de Imprensa

Estrelas Moribundas Dão Origem a Fogo de Artifício Celeste

13 de Abril de 2011

Esta imagem da nebulosa NGC 3582 obtida pelo instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros do ESO no Observatório de La Silla, Chile, mostra arcos de gás gigantes muito parecidos a proeminências solares. Pensa-se que estes arcos tenham sido ejetados por estrelas moribundas, formando-se nesta maternidade estelar ao mesmo tempo que estrelas jovens. As estrelas jovens muito energéticas emitem radiação ultravioleta intensa, que faz brilhar o gás da nebulosa, produzindo o espetáculo flamejante que aqui observamos.

NGC 3582 faz parte de uma enorme região de formação estelar da Via Láctea, chamada RCW 57. Situa-se próximo do plano central da Via Láctea na constelação austral de Carina (a quilha de Argo, o navio de Jasão). John Herschel foi o primeiro a observar esta complexa região de gás brilhante e nuvens de poeira escura em 1834, durante a sua estadia na África do Sul.

Algumas das estrelas que se formam em regiões como a NGC 3582 são muito mais pesadas do que o Sol. Estas estrelas enormes emitem energia a taxas prodigiosas e têm vidas muito curtas, terminando em explosões de supernovas. O material ejetado durante estes eventos dramáticos cria bolhas no gás e poeira circundantes. Esta é a origem provável dos arcos observados nesta fotografia.

Esta imagem foi obtida através de diversos filtros. Relativamente aos dados colectados pelo instrumento Wide Field Imager, os que foram obtidos através de um filtro vermelho são mostrados a verde e vermelho e os obtidos através de um filtro que isola o brilho vermelho característico do hidrogénio também se encontram a vermelho. Dados adicionais do Digitized Sky Survey estão a azul.

A imagem foi processado pelo ESO utilizando dados observacionais identificados por Joe DePasquale, dos Estados Unidos da América [1], que participou no concurso de astrofotografia Tesouros Escondidos do ESO 2010 [2]. O concurso foi organizado pelo ESO em Outubro/Novembro 2010 e destinava-se a todos aqueles que gostam de fazer bonitas imagens do céu nocturno  utilizando dados astronómicos obtidos por meio de telescópios profissionais.

Notas

[1] Joe procurou no seio do arquivo ESO e identificou conjuntos de dados que utilizou seguidamente para compor uma imagem de NGC 3582, a qual ficou classificada em décimo lugar no concurso, dum total de quase 100 trabalhos. A sua imagem original pode ser vista aqui.

[2] O concurso Tesouros Escondidos do ESO 2010 deu a oportunidade a astrónomos amadores de procurarem no seio dos vastos arquivos de dados astronómicos do ESO, tentando encontrar uma jóia escondida a precisar de ser polida pelos participantes. Para saber mais sobre os Tesouros Escondidos, visite http://www.eso.org/public/outreach/hiddentreasures/.

Informações adicionais

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e o VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 42 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

Fotografias do Observatório de La Silla http://www.eso.org/public/images/archive/category/lasilla/

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001 - 454 Coimbra, Portugal
Telm.: 914002960
Email: eson.portugal@gmail.com

Richard Hook
ESO, La Silla, Paranal, E-ELT and Survey Telescopes Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6655
Telm.: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1113, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1113pt
Nome:NGC 3582
Tipo:Milky Way : Nebula : Type : Star Formation
Facility:MPG/ESO 2.2-metre telescope
Instrumentos:WFI

Imagens

Wide Field Imager view of the star formation region NGC 3582
Wide Field Imager view of the star formation region NGC 3582
apenas em inglês
NGC 3582 in the constellation of Carina
NGC 3582 in the constellation of Carina
apenas em inglês
Wide-field view of the sky around NGC 3582
Wide-field view of the sky around NGC 3582
apenas em inglês

Vídeos

Zooming in on the star-forming region NGC 3582
Zooming in on the star-forming region NGC 3582
apenas em inglês