Quatro olhos virados para o céu

Nesta Fotografia da Semana, podemos ver os quatro Telescópios Auxiliares no Observatório do Paranal do ESO a perscrutar o céu noturno. Com céus escuros e extremamente límpidos, o Paranal é um dos melhores lugares do mundo para estudar o Universo. Como ilustrado pela imagem, este céu está realmente repleto de fenómenos interessantes prontos a serem observados. 

Por exemplo, olhe bem para a parte do céu à direita da banda da Via Láctea, para as duas nuvens que se parecem com fogo de artifício galáctico. Tratam-se das Grande e Pequena Nuvens de Magalhães, galáxias anãs presas na gravidade da Via Láctea. Na língua mapuche, do centro-sul do Chile, estas galáxias são conhecidas por lafken, labken ou künchalabken, "as lagoas", ou ainda por rünanko, "os poços de água". [1]

Olhando para junto do horizonte, podemos ver tons subtis de verde e vermelho. Trata-se da luminescência atmosférica, uma luz fraca emitida por átomos e moléculas presentes na atmosfera da Terra. Este fenómeno deve-se a diversos mecanismos, tais como a interação com a radiação solar ou reações químicas entre moléculas. A luminescência atmosférica verde vem de átomos de oxigénio, enquanto a vermelha aparece devido tanto a átomos de oxigénio como a moléculas de hidroxilo. Veja este ESO cast para saber mais sobre como é que se forma a luminescência atmosférica e por que é que o Chile é um local particularmente bom para a observar.

Nota

[1] Fonte: Wenumapu. Astronomía y Cosmología Mapuche, Gabriel Pozo Menares & Margarita Canio Llanquinao

 

Créditos:

ESO/Juan Carlos Muñoz Mateos

Sobre a imagem

Id:potw2246a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:14 de Novembro de 2022 às 06:00
Tamanho:9307 x 4261 px

Sobre o objeto

Nome:Auxiliary Telescopes, Large Magellanic Cloud, Small Magellanic Cloud
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Telescope
Local Universe : Galaxy : Size : Dwarf

Formatos de imagens

JPEG grande
10,7 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
405,5 KB
1280x1024
659,5 KB
1600x1200
933,5 KB
1920x1200
1,1 MB
2048x1536
1,4 MB