Anúncio

Vice-Presidente de Comissão Europeia visita o ALMA

12 de Março de 2023

No dia 12 de Março, Margrethe Vestager, vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia para Uma Europa Preparada para a Era Digital, visitou o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) nos Andes chilenos. O ALMA é o maior projeto astronómico terrestre em existência e é operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) juntamente com parceiros internacionais.

Durante a visita, Vestager esteve acompanhada por Xavier Barcons, Diretor Geral do ESO, e Luis Chavarría, Representante do ESO no Chile. Margrethe Vestager ficou a saber mais sobre as operações do ALMA e os seus resultados científicos. Em particular, a vice-Presidente mostrou-se interessada na natureza internacional das operações do ALMA e em como é que os Estados Membros do ESO contribuem para o êxito do ALMA e para os seus objetivos científicos.

A rede de telescópios ALMA é constituída por 66 antenas de alta precisão, situadas a 5000 metros de altitude no planalto do Chajnantor. As antenas trabalham em uníssono como se de um único telescópio gigante se tratassem, tão grande como a separação entre as antenas, que nos fornece imagens muito detalhadas de objetos astronómicos, que vão desde discos de formação planetária próximos de nós até galáxias muito longínquas.

 

 

Contactos

Francisco Rodriguez
ESO Chile Press Officer
Santiago, Chile
Tel: +56 9 7178 0113
Email: francisco.rodriguez@eso.org

Juan Carlos Muñoz Mateos
ESO Media Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6176
Email: press@eso.org

 

Sobre o anúncio

Id:ann23003

Imagens

Vice-Presidente de Comissão Europeia visita o ALMA
Vice-Presidente de Comissão Europeia visita o ALMA