Anúncio

ESOcast 224: Primeiros visitantes interestelares

25 de Junho de 2020

Os astrónomos usam telescópios para observar sistemas planetários distantes, tentando descobrir os mistérios da sua formação e evolução e revelar como é que se comparam com o nosso próprio Sistema Solar. No entanto, de vez em quando, os astrónomos conseguem estudar estes sistemas distantes muito mais perto de casa, quando visitantes interestelares passam pelo nosso Sistema Solar.

1I/‘Oumuamua e 2I/Borisov tiveram grande destaque nas notícias como os primeiros objetos interestelares registados a entrar no Sistema Solar. Telescópios de todo o mundo, incluindo o Very Large Telescope do ESO no Chile, seguiram estes visitantes interestelares, no intuito de descobrirem de onde vieram e responder a questões sobre a sua natureza.

Neste episódio do ESOcast exploramos algumas das muitas questões levantadas por estes visitantes interestelares, incluindo: de que é que são feitos? Como é que se formaram? Serão mais como os cometas ou como os asteroides do nosso Sistema Solar? E finalmente, o que é que nos ensinam sobre outros sistemas planetários?

Pode subscrever os ESOcasts no iTunes ou receber episódios futuros no YouTube.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast.

Descubra como pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas ou traduzir este vídeo no YouTube.