Anúncio

Instrumento METIS passa marco importante do seu design

5 de Junho de 2020

METIS, a poderosa câmara e espectrógrafo para o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, passou a sua Revisão de Design Preliminar na Sede do ESO em Garching, Alemanha. O METIS (Mid-infrared ELT Imager and Spectrograph) tirará total partido do espelho primário gigante do telescópio para estudar uma enorme quantidade de tópicos científicos, desde objetos do nosso Sistema Solar até galáxias ativas distantes. O METIS estará muito bem preparado para estudar o ciclo de vida das estrelas, desde estrelas bebés e discos proto-planetários, até estrelas mais velhas no final das suas vidas.

O ELT será o maior telescópio terrestre no óptico e infravermelho médio quando der início às suas operações a partir de meados desta década. Com o seu espelho primário de 39 metros de diâmetro e sistemas de óptica adaptativa avançados, o telescópio terá seis vezes a resolução do Telescópio Espacial James Webb. O METIS tirará total partido deste telescópio extraordinário e da sua óptica adaptativa para investigar a estrutura e composição de objetos com uma precisão revolucionária.

Entre outras, espera-se que o METIS dê grandes contribuições para um dos mais dinâmicos e excitantes campos da astronomia, tanto para os cientistas como para o público, os exoplanetas. O instrumento poderá estudar temperatura, clima e variações sazonais das atmosferas de muitos exoplanetas gigantes. Adicionalmente, o METIS terá potencial para detectar diretamente exoplanetas terrestres em órbita das estrelas mais próximas e, em casos favoráveis, investigar a sua composição atmosférica.

Agora que o instrumento passou esta Revisão de Design Preliminar, o consórcio METIS continuará a desenvolver o seu design com mais detalhe antes do início da construção do instrumento.

O consórcio METIS é constituído por: NOVA (Netherlands Research School for Astronomy, representada pela Universidade de Leiden, Holanda), Instituto Max Planck de Astronomia (MPIA, baseado em Heidelberg, Alemanha), Universidade de Colónia (Alemanha), UK Astronomy Technology Centre (UKATC, em Edimburgo, Escócia, Reino Unido), KULeuven (Bélgica), Centro de Investigação do CEA em Saclay/Paris (Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atómica, França), Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal), ETH Zürich (Suíça), A* (parceria austríaca representada pelas Universidades de Viena, Innsbruck, Graz, Linz e RICAM Linz, Academia de Ciências austríaca, Áustria), University of Michigan at Ann Arbor (Estados Unidos), Academia Sinica Instituto de Astronomia e Astrofísica em Taipei (Taiwan) e Université de Liège (Bélgica), com contribuições do ESO.