Anúncio

Instrumento METIS passa marco importante do seu design

5 de Junho de 2020

METIS, a poderosa câmara e espectrógrafo para o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, passou a sua Revisão de Design Preliminar na Sede do ESO em Garching, Alemanha. O METIS (Mid-infrared ELT Imager and Spectrograph) tirará total partido do espelho primário gigante do telescópio para estudar uma enorme quantidade de tópicos científicos, desde objetos do nosso Sistema Solar até galáxias ativas distantes. O METIS estará muito bem preparado para estudar o ciclo de vida das estrelas, desde estrelas bebés e discos proto-planetários, até estrelas mais velhas no final das suas vidas.

O ELT será o maior telescópio terrestre no óptico e infravermelho médio quando der início às suas operações a partir de meados desta década. Com o seu espelho primário de 39 metros de diâmetro e sistemas de óptica adaptativa avançados, o telescópio terá seis vezes a resolução do Telescópio Espacial James Webb. O METIS tirará total partido deste telescópio extraordinário e da sua óptica adaptativa para investigar a estrutura e composição de objetos com uma precisão revolucionária.

Entre outras, espera-se que o METIS dê grandes contribuições para um dos mais dinâmicos e excitantes campos da astronomia, tanto para os cientistas como para o público, os exoplanetas. O instrumento poderá estudar temperatura, clima e variações sazonais das atmosferas de muitos exoplanetas gigantes. Adicionalmente, o METIS terá potencial para detectar diretamente exoplanetas terrestres em órbita das estrelas mais próximas e, em casos favoráveis, investigar a sua composição atmosférica.

Agora que o instrumento passou esta Revisão de Design Preliminar, o consórcio METIS continuará a desenvolver o seu design com mais detalhe antes do início da construção do instrumento.

Mais Informações

O consórcio METIS é constituído por: NOVA (Netherlands Research School for Astronomy, representada pela Universidade de Leiden, Holanda), Instituto Max Planck de Astronomia (MPIA, baseado em Heidelberg, Alemanha), Universidade de Colónia (Alemanha), UK Astronomy Technology Centre (UKATC, em Edimburgo, Escócia, Reino Unido), KULeuven (Bélgica), Centro de Investigação do CEA em Saclay/Paris (Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atómica, França), Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal), ETH Zürich (Suíça), A* (parceria austríaca representada pelas Universidades de Viena, Innsbruck, Graz, Linz e RICAM Linz, Academia de Ciências austríaca, Áustria), University of Michigan at Ann Arbor (Estados Unidos), Academia Sinica Instituto de Astronomia e Astrofísica em Taipei (Taiwan) e Université de Liège (Bélgica), com contribuições do ESO.

Links

Contactos

Mercedes Filho
FEUP e CENTRA, Portugal
Telm: 917743751
Email: mfilho@fe.up.pt

António Amorim
FCUL e CENTRA, Portugal
Telm: 969897315
Email: antonio.amorim@sim.fc.ul.pt

Christoph Haupt
METIS Project Manager at ESO
Telm: +49 151 14176113
Email: Christoph.Haupt@eso.org

Ralf Siebenmorgen
METIS Project Scientist at ESO
Telm: +49 1575 088 6576
Email: Ralf.Siebenmorgen@eso.org

Bernhard R. Brandl
METIS Principal Investigator
Sterrewacht Leiden, Leiden University
Telm: +31 6211 85430
Email: brandl@strw.leidenuniv.nl

Bárbara Ferreira
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Telm: +49 151 241 664 00
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann20016

Imagens

Imagem artística do instrumento METIS
Imagem artística do instrumento METIS
Desenho de engenharia do instrumento METIS
Desenho de engenharia do instrumento METIS
Revisão de design preliminar do METIS
Revisão de design preliminar do METIS
Imagem artística conceptual do ELT
Imagem artística conceptual do ELT