Anúncio

ProChile promove Cimeira de Inovação no Supernova do ESO na Sede do ESO, na Alemanha

O evento focou-se na ligação dos ecossistemas de negócios da Europa e do Chile e teve como orador o Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons

10 de Outubro de 2019

A terceira edição da Cimeira de Inovação ProChile escolheu Munique para a sua primeira edição europeia, que decorreu nos dias 9 e 10 de Outubro de 2019. Focado na economia digital, o evento pretende promover a cooperação e oportunidade de negócios entre o Chile e a Alemanha, nomeadamente em assuntos relacionados com Big Data, logística, e-mobilidade, saúde digital, design e materiais sustentáveis.

Participaram nesta cimeira companhias importantes como a Microsoft, Siemens, BMW e IBM, que aproveitaram a ocasião para mostrar os seus projetos de inovação no Chile.

Durante o primeiro dia de atividades, o ESO recebeu os participantes da cimeira no Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO, situado na Sede do ESO em Garching bei München, na Alemanha. Nesta ocasião, o Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, falou aos convidados oficiais e outros convidados, que incluíam a Embaixadora chilena na Alemanha, Cecilia MacKenna, e o Diretor Geral da ProChile, Jorge O’Ryan, mencionando o papel estratégico do Chile no avanço da astronomia de vanguarda.

O Diretor Geral da ProChile, Jorge O’Ryan Schütz, disse: “Desde que o ESO começou a cooperar com o Chile, construindo os seus observatórios no nosso país, forjámos uma relação que dura já mais de 50 anos e que nos une em termos de desenvolvimento tecnológico e inovação. A ProChile escolheu Munique para a terceira edição da Cimeira de Inovação ProChile porque vemos potencial para internacionalização da empresa nesta região da Alemanha. Estamos gratos por podermos realizar parte da cimeira nas instalações do ESO e esperamos que esta relação continue e que a inovação e o empreendedorismo permaneçam o foco que nos permite atingir um compromisso convosco e com a região da Baviera cada vez mais elevado.

No final, os convidados puderam apreciar a exposição astronómica interativa patente ao público no Supernova do ESO, que apresenta o Universo por meio exibições multi-sensoriais que combinam música, acústica, luz e impressões visuais.

Claudio de Melo, o Representante do ESO no Chile, comentou que estas iniciativas “são outro exemplo de excelentes relações bilaterais que a nossa organização mantém com o Chile e que destaca claramente como é que ambas as partes partilham percursos estratégicos de desenvolvimento.” O Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons disse ainda que “Notamos com grande satisfação que o Chile considera o ESO um parceiro estratégico na sua projeção internacional. Neste sentido, acolher este evento importante no Supernova do ESO trata-se de um forte símbolo da nossa cooperação, onde o ESO serve de ponte entre o Chile e a Europa.

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, para além de uma exposição interactiva, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.