Anúncio

O E-ELT muda de nome

Comunicado do Diretor Geral do ESO

12 de Junho de 2017

O projeto do telescópio gigante do ESO tem sido referido até agora por European Extremely Large Telescope, ou E-ELT, no entanto este nome, que sempre se pretendeu ser provisório e não final, começa a tornar-se cada vez menos apropriado.

De modo a abordar esta questão, numa altura em que o projeto avança rapidamente na fase de construção, o ESO decidiu dar-lhe um nome mais curto. Em vez de European Extremely Large Telescope, o maior olho do mundo virado para o céu passará a ser simplesmente conhecido por Extremely Large Telescope, ou ELT.

O novo nome, para além de ser mais curto e mais fácil de pronunciar, reflete o crescente número de parceiros internacionais do ESO, tanto a nível nacional como em termos de companhias comerciais envolvidas no projeto, e também o facto do telescópio se situar no Chile.

Apesar de material mais antigo continuar a referir o telescópio pelo seu nome original, o ESO passará a usar o novo nome a partir de agora, encorajando fortemente o seu uso em qualquer material futuro.

Tim de Zeeuw, 12 de Junho de 2017

Links

Contactos

Peter Grimley
ESO Assistant Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6383
Email: pgrimley@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17031

Imagens

A óptica adaptativa do ELT
A óptica adaptativa do ELT