Anúncio

Sistema de óptica adaptativa GALACSI pronto a ser montado no VLT

O MUSE do VLT em breve verá ainda mais nitidamente

15 de Abril de 2016

O módulo de óptica adaptativa GALACSI, construído pelos engenheiros do ESO na Sede em Garching, Alemanha, foi testado exaustivamente, tendo passado todos os testes de forma brilhante. O instrumento será enviado para o Chile durante a segunda metade deste ano para ser montado no Very Large Telescope do ESO, no Cerro Paranal.

O GALACSI faz parte do sistema de óptica adaptativa que irá aumentar de forma significativa o desempenho do instrumento MUSE, um espectrógrafo de campo integral panorâmico que opera no visível. O instrumento MUSE e o sistema GALACSI serão conhecidos como a infraestrutura MUSE. Juntar o GALACSI ao MUSE irá essencialmente duplicar a quantidade de energia em cada pixel nas imagens obtidas, equipando assim os astrónomos com uma ferramenta muito mais poderosa. Para além de trazer um enorme desenvolvimento às capacidades do VLT, o GALACSI e os outros elementos do sistema de óptica adaptativa são produtos de tecnologia bastante avançada, que será utilizada no futuro European Extremely Large Telescope.

Os sistemas de óptica adaptativa compensam os efeitos da turbulência atmosférica, a qual degrada as imagens obtidas pelos telescópios terrestres. Quando passa através da atmosfera, a luz dos objetos celestes oscila, o que faz com que o telescópio veja uma imagem desfocada. O GALACSI usa quatro lasers de sódio lançados a partir do centro de um dos Telescópios Principais do VLT para criar “estrelas artificiais”, as chamadas estrelas guia. Sensores seguem depois o movimento destas estrelas guia à medida que a sua luz pisca na atmosfera turbulenta. Isto permite a um computador calcular a correção que tem que ser aplicada ao espelho secundário deformável do telescópio (também uma nova adição ao VLT), de modo a compensar os distúrbios atmosféricos. Deste modo, podemos obter imagens extremamente nítidas de objetos celestes reais.