Anúncio

Algoritmos austríacos de óptica adaptativa para o E-ELT são muito rápidos

13 de Fevereiro de 2014

No âmbito da contribuição austríaca aquando da adesão deste país ao ESO, uma equipa de especialistas de institutos em Linz [1] desenvolveram algoritmos e métodos de software para óptica adaptativa, que são muito mais rápidos do que os que utilizam as abordagens tradicionais. Estes métodos são usados para a correção de imagens que estão degradadas devido à turbulência atmosférica - e destinam-se em particular a ser utilizados no futuro telescópio de 39 metros, o European Extremely Large Telescope (E-ELT). O objetivo era inventar uma abordagem nova e diferente a este problema, que fosse tão eficaz como as técnicas atuais mas que, ao mesmo tempo, reduzisse significativamente a carga computacional do computador que executa os cálculos. Este projeto de quatro anos acaba de ter uma revisão final muito bem sucedida.

Os novos algoritmos de óptica adaptativa são muito rápidos e fornecem resultados de excelente qualidade, o que leva a uma enorme poupança de poder computacional, que pode assim ser utilizado para tratar os dados de óptica adaptativa do E-ELT. No entanto, a conquista mais significativa do estudo é fazer com que o controlo destes sistemas possa ser feito por computadores de tamanho e custo razoável e, no caso dos tipos de óptica adaptativa mais extremos, fazer com que um tal sistema complexo caiba no universo das implementações exequíveis.

Notas

[1] Os novos algoritmos foram desenvolvidos pelo Instituto de Matemática Industrial da Universidade de Linz, pelo Instituto Johann Radon de Matemática Aplicada e Computacional (RICAM) e pelo Centro de Competências de Matemática Industrial (IMCC) em Linz.

Links

Contactos

Ronny Ramlau
Industrial Mathematics Institute
Johannes Kepler University
Linz, Austria
Email: ronny.ramlau@jku.at

Enrico Fedrigo
ESO Adaptive Optics System Department
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6324
Email: efedrigo@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14012

Imagens

Impressão artística do European Extremely Large Telescope usando lasers para a óptica adaptativa
Impressão artística do European Extremely Large Telescope usando lasers para a óptica adaptativa