Várias imagens da galáxia NGC 1087 observada com o VLT e o ALMA

Este vídeo mostra imagens de NGC 1087, uma galáxia em espiral situada a aproximadamente 80 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação da Baleia. As imagens foram obtidas a diferentes comprimentos de onda da luz e as observações foram levadas a cabo com o instrumento MUSE (Multi-Unit Spectroscopic Explorer), montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO, e com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é um parceiro. 

As duas primeiras imagens são dados do MUSE. A primeira, que revela a distribuição de estrelas jovens, dá lugar a uma imagem combinada que inclui nuvens de hidrogénio, oxigénio e enxofre ionizados, elementos que assinalam a presença de estrelas recém nascidas.

A imagem seguinte mostra apenas dados do ALMA, o qual foi utilizado para mapear nuvens frias de gás molecular, gás este que serve de matéria prima à formação de estrelas. Podem formar-se milhares de estrelas em apenas uma destas nuvens moleculares, no entanto, estas maternindades estelares são invisíveis ao olho humano e só podem ser observadas através das ondas rádio emitidas por moléculas de monóxido de carbono (CO).

A imagem que vem a seguir, um colorido fogo de artifício cósmico, é uma combinação de todos os dados MUSE e ALMA, e está a ajudar os astrónomos a desvendar os segredos da formação estelar.

Estas imagens foram obtida no âmbito do projeto PHANGS (Physics at High Angular resolution in Nearby GalaxieS), que leva a cabo observações de alta resolução a galáxias próximas, com telescópios que cobrem uma grande parte do espectro electromagnético.

Créditos:

ESO/ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/PHANGS

Sobre o vídeo

Id:eso2110e
Língua:pt
Data de divulgação:16 de Julho de 2021 às 14:00
Notícias relacionadas:eso2110
Duração:18 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:NGC 1087
Tipo:Local Universe : Galaxy : Type : Spiral

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters