MUSE - trabalhando sobre os dados 3D de NGC 4650A

Este vídeo mostra como é que o novo instrumento MUSE instalado no Very Large Telescope do ESO observa a três dimensões uma galáxia distante. Para cada região da galáxia a radiação é separada nas suas componentes de cor - revelando não apenas os movimentos das diferentes regiões mas também fornecendo pistas sobre a sua composição química e outras propriedades. A certos comprimentos de onda, observa-se claramente a emissão do disco de rotação que se situa em torno da galáxia, assim como as diferentes velocidades das diferentes regiões do disco.

Durante a análise subsequente os astrónomos podem deslocar-se pelos dados e estudar diferentes vistas do objeto a diferentes comprimentos de onda, tal como se sintoniza uma televisão para os diferentes canais a diferentes frequências. Nesta sequência vemos as “fatias” dos diferentes comprimentos de onda e a velocidade foi ajustada para destacar o brilho das regiões de formação estelar presentes no disco.

Este vídeo baseia-se em dados da galáxia do anel polar NGC 4650A obtidos no início de 2014, pouco depois da primeira luz do instrumento.

Créditos:

ESO/MUSE consortium/R. Bacon/L. Calçada

Sobre o vídeo

Id:eso1407d
Língua:pt
Data de divulgação:5 de Março de 2014 às 12:00
Notícias relacionadas:eso1407
Duração:02 m 27 s
Frame rate:30 fps

Sobre o objeto

Nome:MUSE, NGC 4650A
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Instrument

Ultra HD (info)


HD


Large

QT grandes
34,9 MB

Medium

MPEG-1 médios
60,9 MB
Flash médios
30,6 MB

Small

Flash pequenos
10,9 MB
QT pequenos
6,2 MB

For Broadcasters