Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Poderão os alienígenas estar mais próximos do que pensávamos?

24 de Agosto de 2016

Quando os primeiros navegadores cruzaram o oceano Atlântico, rumo ao ocidente, muita gente que pensava que a Terra era plana. A sua grande preocupação era poder pura e simplesmente cair da Terra para o vazio, caso navegassem uma grande distância.

Hoje em dia não só explorámos avidamente a Terra, como também visitámos todos os planetas do nosso Sistema Solar. Como não deixaria de ser, o passo seguinte foi começar a explorar mundos fora do nosso Sistema solar, os “exoplanetas”.

Em 1992 detetou-se o primeiro planeta em órbita à volta de uma estrela distante. A partir desta data já foram encontrados 3300 mundos distantes. São mundos ainda mais fantásticos que os de “Star Wars” ou “Guardians of the Galaxy”.

Existem planetas que são mais de 9000 vezes maiores que a Terra, outros pouco maiores que a Lua. Alguns têm temperaturas tão elevadas que podem fundir o aço, outros são mais frios que Plutão.

Descobriram-se exoplanetas à volta de estrelas gigantes, estrelas mortas e até planetas “endiabrados” que passeiam pela galáxia sozinhos, sem a estrela mãe!

Mas os planetas mais “fixes” são os que se parecem com o nosso. São aqueles que podem ter vida: planetas rochosos, onde a temperatura seja tal que permita a existência de água líquida à sua superfície.

Pois bem, existe um planeta com estas caraterísticas em órbita da estrela mais próxima do Sistema Solar!

Proxima Centauri está a pouco mais de quatro anos luz da Terra, o que faz com que este novo mundo rochoso seja o exoplaneta mais próximo de nós.

O nosso vizinho é ligeiramente mais massivo que a Terra e está mais próximo em relação à sua estrela do que Mercúrio em relação ao Sol. Mas como Proxima Centauri é muito mais fria que o Sol o novo planeta goza de uma temperatura agradável.

Mas será suficientemente agradável para a vida? Ainda não sabemos, mas podem ter a certeza que esta será a próxima pergunta a que os astrónomos tentarão responder!

Facto curioso

Existe um plano para enviar uma nave espacial a Proxima Centauri daqui a 20 anos. Fixem o nome: StarShot.

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1629.