Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Algo de Novo no Céu!

23 de Março de 2015

Em 1670 alguns dos mais importantes astrónomos observavam o céu noturno. Enquanto o faziam a partir das suas casas por todo o mundo, ficavam perplexos ao testemunharem o aparecimento de um ponto de luz brilhante numa zona onde nada existia anteriormente! Depois de estudarem a nova estrela decidiram que se tratava de uma “nova” (por ser algo novo no céu) e designaram-na por “Nova Vul”.

Uma nova é uma poderosa explosão numa estrela que provoca instantaneamente um grande aumento de brilho. O remanescente da Nova Vul pode ser observado na imagem!

Poderá agora estar a pensar: qual será a diferença entre uma nova e uma supernova? Bom, uma nova produz-se quando uma anã branca em conjunto com outra estrela habitam o mesmo sistema orbitando uma em torno da outra.

A gananciosa anã branca rouba material da sua companheira acabando por acumular tanta quantidade que já não consegue manter-se coesa. Quando chega a este ponto explode subitamente como uma nova projetando gás quente para o espaço. Mas ao contrário de uma supernova em que há destruição da estrela inicial, na nova a estrela sobrevive à explosão.

Atualmente, trezentos anos após a aparição da Nova Vul os astrónomos possuem uma nova pista sobre este mistério cósmico. Afinal esta antiga luz não era de todo uma supernova!

Trata-se de algo muito mais raro e brilhante, um espetacular choque entre duas estrelas! O choque estelar foi tão violento que provocou a explosão de uma estrela e a projeção do material de ambas as estrelas para o espaço.

Facto curioso

Uma supernova, normalmente expulsa material suficiente para formar completamente um Sol, ou seja 10 000 vezes mais material que a nova!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1511.