Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

O Tempo Voa num Mundo Alienígena

30 de Abril de 2014

O nosso Universo está constantemente em movimento. Não há muito tempo, o Space Scoop explicava que justamente neste momento estamos a viajar a uma velocidade de centenas de milhar de quilómetros por hora! A Terra está em movimento, o nosso sistema solar está em movimento e até a nossa galáxia está a planar através do espaço.

Usamos os movimentos da Terra através do espaço para definir o tempo. Chamamos ao tempo que a Terra leva a completar uma rotação completa um dia. Um ano é o tempo que a Terra leva a completar uma órbita completa em torno do Sol.

Nos outros planetas a duração de uma rotação e da sua órbita pode ser diferente. Por exemplo, uma órbita (ou um ano) em Mercúrio demora exatamente 87 dias terrestres. Isto significa que cada vez que Mercúrio completa quatro órbitas em torno do Sol, a Terra completa uma. Assim se tiver dez anos na Terra terá quarenta em Mercúrio!

A duração do dia também é diferente nos outros planetas. Por exemplo, um dia em Júpiter tem a duração de dez horas terrestres Os astrónomos mediram a duração de um dia num planeta fora do nosso sistema solar (um exoplaneta).

Beta Pictoris b é um planeta que orbita uma estrela distante. O planeta é dezasseis vezes maior que a Terra, mas um dia dura apenas oito horas! Isto significa que o planeta gira a uma impressionante velocidade de 100 000 quilómetros por hora através do espaço!

Facto curioso: Beta Pictoris b gira muito mais rápido que qualquer outro planeta do sistema solar. Se tomarmos como termo de comparação, Júpiter gira a cerca de 47 000 km/h enquanto a Terra gira a 1700 km/h.

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1414.