Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

De homenzinhos verdes até grandes galáxias verdes!

5 de Dezembro de 2012

Existem 7 milhares de milhões de pessoas que vivem consigo neste planeta, pessoas de idades, tamanhos e cores de pele muito diferentes. Bem, existe pelo menos um milhão de vezes mais galáxias no universo do que há seres humanos! Elas aparecem também com aspetos muitos diferentes.

Recentemente, um novo tipo de galáxia foi adicionado à lista. Estas recém-chegadas são maiores e mais brilhante do que qualquer outra coisa no espaço! E como se isto não fosse suficientemente interessante, também brilham com uma cor verde brilhante! Isto levou os astrónomos a nomeá-las de galáxias 'feijão verde' (olhe para pequena mancha tipo feijão verde no meio desta foto do espaço).

Estas novas galáxias estão entre os objetos mais raros em todo o universo. Pensamos que brilham tão intensamente por causa de um buraco negro no seu centro. Um buraco negro é um objeto muito pequeno com uma enorme força gravitacional. Todo o material que chega muito perto é puxado para o buraco negro, nunca mais sendo visto. Todas as galáxias provavelmente têm um desses monstros à espreita no seu centro, incluindo a nossa própria galáxia, a Via Láctea!

Como um buraco negro suga o material nas proximidades, forma-se um disco de em torno dele. Imagine a forma como a água é sugada para baixo num cano. O disco à medida que gira cresce torna-se cada vez mais quente e mais quente, emitindo quantidades imensas de luz brilhante. Desta forma, os buracos negros são conhecidos por criarem centros de galáxias ativas. Mas no caso das feijão verde, toda a galáxia brilha!

Facto Curioso: Simultaneamente com as "feijões-verdes" existem as galáxias 'ervilha verde'. Foi-lhes dado este nome, porque se parecem com ervilhas (dê uma vista de olhos aqui). Estas galáxias são muito mais pequenas do que as feijão-verde" e são iluminadas verde brilhante por todas as estrelas que contêm!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1249.