Escolha a sua língua:

Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Os monstros do espaço mais assustadores vivem nas maiores galáxias

13 de Julho de 2011

Há monstros à espreita no espaço, que são chamados de buracos negros. Qualquer coisa que fique muito perto de um buraco negro é puxada na sua direção com uma força tão forte que não tem hipótese de escapar. O monstro irá devorá-la! Mesmo a luz - a coisa mais rápida do universo – está condenada, se passar perto de um desses monstros. Eis porque os buracos negros são negros. No entanto, não são realmente “buracos” e não estão vazios. Buracos negros na verdade são preenchidos com uma grande quantidade de material que é acumulado numa área extremamente pequena.

Os astrónomos sabem que alguns buracos negros são gigantes e vivem nos centros da maioria das galáxias – incluindo a nossa própria galáxia, a Via Láctea! Estes monstros gigantes são chamados de 'buracos negros supermassivos'. Não entre em pânico: A Terra e o resto do nosso sistema solar estão suficientemente longe pelo que o buraco negro supermassivo da nossa galáxia não constitui um perigo. Alguns dos buracos negros supermassivos, não têm qualquer material nas proximidades para comer. Mas outros, têm um banquete de guloseimas cósmicas ao seu alcance. Os buracos negros supermassivos que atualmente se estão a alimentar são mais fáceis de encontrar no universo, à medida que o amaldiçoado material do espaço brilha, antes de desaparecer para sempre na boca do monstro. Algumas galáxias que contêm este tipo de buraco negro supermassivo estão marcadas com cruzes vermelhas na foto acima.

Os astrónomos, esperavam encontrar a maioria dos monstros que atualmente se estão a alimentar nos centros das galáxias de tamanho médio. No entanto, novas observações mostraram que estão principalmente nos centros das galáxias que são 20 vezes maiores do que o esperado. Esta surpreendente descoberta, significa que os astrónomos poderão ter de voltar para a pegar no giz e descobrir o porquê da sua previsão estar errada. Às vezes, até mesmo os astrónomos não chegam à resposta certa à primeira vez!

Facto curioso: Para fazer um pequeno buraco negro tem de esmagar algo com a mesma massa que a Terra numa pequena bola que com apenas alguns milímetros de diâmetro!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1124.