Fronteira turbulenta

Estas imagens mostram o limite da vasta nuvem molecular que se situa por trás da Nebulosa de Orion, a 1400 anos-luz de distância da Terra. A imagem da esquerda mostra uma vista de grande angular da região, obtida pelo instrumento HAWK-I, instalado no Very Large Telescope do ESO. Nesta imagem encontra-se destacada com um rectângulo branco uma pequena região, região esta que mostramos precisamente na imagem da direita com grande detalhe e que observada pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA).

Para além de nos fornecerem imagens bonitas, as nuvens moleculares são de grande interesse para os astrónomos. Tratam-se de maternidades estelares e nas suas periferias os átomos reagem e formam moléculas por processos astroquímicos chave. Com as observações do ALMA, os astrónomos conseguiram resolver a transição de gás atómico a gás molecular nas fronteiras da nuvem molecular de Orion. Esta é a região de formação estelar massiva mais próxima da Terra, o que a torna no alvo ideal para melhor compreendermos estes processos astroquímicos, oferecendo também a possibilidade de estudar em detalhe as interações de estrelas recém formadas com o meio que as envolve.

Ambas as observações mostram que esta transição astroquímica de gás atómico a molecular ocorre num meio altamente dinâmico. A imagem ALMA da nebulosa faz lembrar as nuvens escuras de uma tempestade a formar-se na atmosfera terrestre.

Créditos:

ESO/Goicoechea et al.

Sobre a imagem

Id:potw1633a
Língua:pt
Tipo:Montagem
Data de divulgação:15 de Agosto de 2016 às 06:00
Tamanho:1727 x 747 px

Sobre o objeto

Nome:M 42, Messier 42, Orion Nebula
Tipo:Milky Way : Nebula : Type : Star Formation
Distância:1400 anos-luz

Formatos de imagens

JPEG grande
236,1 KB