Nascer da Via Láctea

Nesta fotografia, tirada pelo Embaixador Fotográfico do ESO Yuri Beletsky, o edifício de controlo no Observatório do Paranal pode ser visto por baixo de uma Via Láctea a nascer, tal como o proverbial pote de ouro no final de um arco-íris celeste.

Este edifício é o centro nervoso das operações do observatório, sendo a partir daqui que são controlados e mantidos o Very Large Telescope (VLT), o Interferómetro do VLT (VLTI), o VLT Survey Telescope (VST) e o VLT Infrared Survey Telescope for Astronomy (VISTA). A equipa de astrónomos, operadores de telescópio e instrumentos e engenheiros encontra-se no local 24 horas por dia para operar e manter os telescópios em perfeitas condições.

O edifício de controlo situa-se numa “gaveta” por baixo da plataforma de observação principal no topo do Cerro Paranal. Todas as funções dos quatros Telescópios Principais, dos quatro Telescópios Auxiliares e dos dois telescópios de rastreio são controladas a partir de zonas próprias no interior do gabinete de controlo central, através de uma enorme quantidade de computadores.

No entanto, fazer observações não se trata apenas de apontar o telescópio em direção a determinado alvo astronómico - é necessário também monitorizar de forma contínua o estado do telescópio, assim como fazer ajustes aos instrumentos antes de obter as exposições, de modo a optimizar a suas funções. É também necessário transferir e armazenar as enormes quantidades de dados gerados e verificar a qualidade dos resultados obtidos.

Nem mesmo a vista incrível da janela do gabinete é suficiente para impedir a equipa de trabalhar arduamente de modo a manter a reputação do Paranal como um dos mais produtivos e poderosos observatórios terrestres do mundo inteiro.

Créditos:

Sobre a imagem

Id:potw1521a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:25 de Maio de 2015 às 10:00
Tamanho:9227 x 4978 px

Sobre o objeto

Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Facility
Unspecified : Sky Phenomenon : Night Sky : Milky Way

Formatos de imagens

JPEG grande
11,4 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
327,9 KB
1280x1024
546,7 KB
1600x1200
803,4 KB
1920x1200
968,1 KB
2048x1536
1,3 MB