Asas para a Ciência voa sobre o APEX

No cimo do planalto do Chajnantor, na região chilena do Atacama, a uma altitude de 5100 metros, o ESO opera o telescópio Atacama Pathfinder Experiment, APEX. O APEX é um percursor do ALMA, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, um novo telescópio revolucionário que o ESO, em conjunto com os seus parceiros internacionais, acaba de construir próximo do APEX, no planalto do Chajnantor. O APEX baseia-se numa antena protótipo de 12 metros construída para o projeto ALMA, e procura muitos dos alvos que o ALMA poderá depois observar com maior detalhe.

Esta espectacular vista aérea foi tirada em dezembro de 2012 por Clémentine Bacri e Adrien Normier, os dois membros da equipa da organização sem fins lucrativos ORA Asas para a Ciência, que voa actualmente num avião ultraleve amigo do ambiente, numa viagem de um ano em torno do mundo. Pelo caminho ajudam os cientistas em projetos tão diversos como amostragens de ar, arqueologia, observação de biodiversidade e modelização de terrenos a 3D.

O ESO tem uma parceria para a divulgação com o projeto ORA Asas para a Ciência. Os pequenos filmes e belas imagens produzidos durante os voos são utilizados para fins educativos e promoção da investigação local. A viagem de circumnavegação da equipa começou em junho de 2012 e terminará em junho de 2013, com uma aterragem no Espectáculo Aéreo de Paris.

Mais informação

O APEX é uma colaboração entre o Instituto Max Planck para a Rádio Astronomia (MPIfR), o Observatório Espacial Onsala (OSO) e o ESO, o qual tem a seu cargo a operação do APEX.

O ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório ALMA (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, gestão e operação do ALMA.

Links

Créditos:

Clem & Adri Bacri-Normier (wingsforscience.com)/ESO

Sobre a imagem

Id:potw1501a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:5 de Janeiro de 2015 às 10:00
Tamanho:5760 x 3840 px

Sobre o objeto

Nome:Atacama Pathfinder Experiment, Wings for Science
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory

Formatos de imagens

JPEG grande
5,6 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
300,7 KB
1280x1024
481,0 KB
1600x1200
693,0 KB
1920x1200
836,0 KB
2048x1536
1,1 MB